Notícia no detalhe
Conferência Municipal de Cultura em setembro
A Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro. A abertura acontece no dia 13 no Trianon, e nos dias 14 e 15 o evento prossegue no Campus II do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), que fica na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic). A Conferência é uma exigência do Sistema Nacional de Cultura, do qual a Secretaria Municipal de Cultura faz parte, e se destina a promover uma discussão com as entidades culturais e os elementos que atuam nas diferentes áreas culturais, sobre a necessidade de se estabelecer um Plano Municipal de Cultura, num ambiente de expressão o mais democrático possível.
- O tema geral será “Sociedade, Identidade e Pertencimento”. Os subtemas serão: Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura; Políticas Públicas de Cultura; e aprovação das diretrizes do Plano Nacional de Cultura – adiantou o secretário de Cultura, Orávio de Campos.As diretrizes serão debatidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) das áreas de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes audiovisuais, Literatura, Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Espaços Alternativos de Cultura e Entidades de Pesquisas Culturais. Cada grupo vai discutir com seus pares e apresentar as necessidades emergenciais de suas áreas. “Podemos entender, então, que questões serão pontuadas e resultarão nos subsídios, a partir dos quais vamos apresentar, no final da conferência, uma proposta para o Plano Municipal de Cultura”, explicou.
Segundo Orávio, a reformulação do Conselho é importante para oxigenar a entidade. “Os membros atuais são oriundos da Conferência de 2006 e algumas entidades nem participam mais. É natural que a renovação se faça, incluindo outras entidades que queiram participar”, destacou o secretário de Cultura.
As inscrições para entidades estão abertas. Cada entidade cultural poderá participar com número ilimitado de pessoas, mas deverá inscrever cinco delegados. Dentre estes um será eleito para o Conselho.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 11:29:52 CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
- 20/06/2026 11:22:17 Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
- 20/06/2026 08:59:32 Centro+Seguro fortalece revitalização do Centro Histórico e recebe aprovação
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
2006 11h22Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
2006 09h12Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
2006 08h59Centro+Seguro fortalece revitalização do Centro Histórico e recebe aprovação
1906 19h11Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















