Notícia no detalhe
Disque Poda atende solicitações da população
Desde o lançamento do Disque Poda pelo Departamento de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em 5 de junho deste ano - Dia Mundial do Meio Ambiente - a prefeitura mantém um contato mais direto com a população campista no que tange a pedidos de poda de árvores plantadas em calçadas públicas. Pelo 2725-1234, qualquer cidadão pode solicitar o envio de uma equipe ao local, sendo feita uma vistoria prévia por técnico.
Do levantamento feito pelo setor, um percentual de 41% das solicitações envolvem captação da energia elétrica prejudicada por galhos próximos às fiações. Além da poda, o departamento ainda providencia a retirada de árvores que estão plantadas de forma inadequada no calçamento – 57% dos pedidos feitos à secretaria. A retirada, no entanto, somente procede mediante também uma análise, para constatar riscos iminentes de acidentes, como quedas.
Otimizar é a palavra chave – O principal objetivo do Disque Poda é prestar atendimento à toda a cidade, mantendo os logradouros de maneira coadunada com o meio ambiente, evitando inclusive, erros no plantio de mudas e na escolha de espécies. Este fato inclusive, será motivo de esclarecimento por meio de uma cartilha que será distribuída aos campistas. A cartilha está em fase de elaboração.
O secretário Wilson Cabral ressalta o valor desta prestação de serviços à comunidade. “O Disque Poda surgiu para otimizar o Setor de Arborização, visando à melhoria do atendimento ao público e para dar agilidade nos serviços de podas em casos pontuais”, informa. “Em 30 dias de implantação do programa, conseguimos mais que dobrar os serviços realizados pelo Setor de Arborização. Este resultado é bom não só para o governo, mas principalmente para a população”, completa.
Outros dados – Utilizando as diferentes técnicas de podas, tendo por base o parecer anterior dado por um profissional qualificado, a Secretaria de Meio Ambiente constatou ainda, no levantamento feito entre o mês de janeiro e julho deste ano, que o recebimento de energia elétrica prejudicada por galhos representa 6% dos pedidos de poda, sendo que para facilitar o cabeamento de rede elétrica, o índice ficou em 16%.
Os demais percentuais giraram em torno de podas educativas (preservando o modelo arquitetônico das copas das árvores), galhos altos e outros. Dados ainda comprovaram que nesres sete meses do ano, o departamento contabilizou 3.470 podas, 477 retiradas de árvores, 670 vistorias e o plantio de 276 novas mudas.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado