Notícia no detalhe
Pintura: mulheres do curso de qualificação em aula prática
As 150 mulheres dos cursos de qualificação do Programa Elas em Ação, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com o Stincomo (Sindicado dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Imobiliário do Norte e Noroeste Fluminense) surpreendem os instrutores e, até mesmo, seus familiares, com o desempenho que apresentam durante as aulas práticas neste primeiro mês de capacitação em cinco cursos para a construção civil. No curso de pintura, por exemplo, elas já aprenderam a identificar as diferentes tintas e saber suas misturas possíveis, preparação das superfícies, aplicações, etc.
“Eu tenho 41 anos, sou viúva e tenho dois filhos. Sou mãe e pai e sustento a mim e meus filhos com o que ganho com o serviço de diarista. Eu tenho visto algumas mulheres na construção civil e sei que o salário é bem melhor porque têm chegado grandes construtoras em Campos fazendo prédios de luxo. Eu pensava em aprender pintura e, quando soube da oportunidade de fazer o curso, não poderia perder essa oportunidade. Estou gostando muito e pretendo iniciar uma carreira como pintora autônoma assim que concluir o curso. Em seguida, vou fazer o curso de bombeira hidráulica, declarou a aluna do curso de pintura, Geilça Gomes dos Santos Borges, 41.
“Estou desempregada e meu marido, que é segurança, está com a ata vencida e, também, não está trabalhando. Eu já tinha vontade de aprender a profissão de pintora e já tinha feito alguns serviços de pintura na minha casa. Vou concluir o curso e tenho certeza que, logo, vou ser contratada por uma dessas empresas da construção civil. No meu primeiro salário, vou ajudar meu marido a fazer o curso de renovação de ata para empresas de segurança. Depois disso, ele começará a trabalhar e as coisas vão melhorar bastante”, declarou Fátima Salvadora da Silva Paula, 45 anos.
"Eu sempre gostei de pintar em casa. Pintava o portão, as portas e já ousei em pintar, sozinha, algumas paredes da minha casa. Quando eu soube do curso, não tive dúvidas e corri para fazer para ser profissional. Assim que terminar o curso, além de economizar com a mão-de-obra na hora de pintar a casa da minha família, eu terei uma nova profissão: vou arrumar emprego como pintora. Campos tem emprego sobrando na construção civil e, quem tiver qualificação, está empregado, com bom salário para a nossa realidade. Só próximo da minha casa, um grande grupo vai construir dois hotéis de luxo. Vai ter vagas para muitas mulheres neste hotel e uma será minha", disse resoluta a aluna Maria Joziane dos Santos, 27 anos, que fazia o arremate da pintura feita na Secretaria de Trabalho e Renda.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















