Notícia no detalhe
Pintura: mulheres do curso de qualificação em aula prática
As 150 mulheres dos cursos de qualificação do Programa Elas em Ação, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com o Stincomo (Sindicado dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Imobiliário do Norte e Noroeste Fluminense) surpreendem os instrutores e, até mesmo, seus familiares, com o desempenho que apresentam durante as aulas práticas neste primeiro mês de capacitação em cinco cursos para a construção civil. No curso de pintura, por exemplo, elas já aprenderam a identificar as diferentes tintas e saber suas misturas possíveis, preparação das superfícies, aplicações, etc.
“Eu tenho 41 anos, sou viúva e tenho dois filhos. Sou mãe e pai e sustento a mim e meus filhos com o que ganho com o serviço de diarista. Eu tenho visto algumas mulheres na construção civil e sei que o salário é bem melhor porque têm chegado grandes construtoras em Campos fazendo prédios de luxo. Eu pensava em aprender pintura e, quando soube da oportunidade de fazer o curso, não poderia perder essa oportunidade. Estou gostando muito e pretendo iniciar uma carreira como pintora autônoma assim que concluir o curso. Em seguida, vou fazer o curso de bombeira hidráulica, declarou a aluna do curso de pintura, Geilça Gomes dos Santos Borges, 41.
“Estou desempregada e meu marido, que é segurança, está com a ata vencida e, também, não está trabalhando. Eu já tinha vontade de aprender a profissão de pintora e já tinha feito alguns serviços de pintura na minha casa. Vou concluir o curso e tenho certeza que, logo, vou ser contratada por uma dessas empresas da construção civil. No meu primeiro salário, vou ajudar meu marido a fazer o curso de renovação de ata para empresas de segurança. Depois disso, ele começará a trabalhar e as coisas vão melhorar bastante”, declarou Fátima Salvadora da Silva Paula, 45 anos.
"Eu sempre gostei de pintar em casa. Pintava o portão, as portas e já ousei em pintar, sozinha, algumas paredes da minha casa. Quando eu soube do curso, não tive dúvidas e corri para fazer para ser profissional. Assim que terminar o curso, além de economizar com a mão-de-obra na hora de pintar a casa da minha família, eu terei uma nova profissão: vou arrumar emprego como pintora. Campos tem emprego sobrando na construção civil e, quem tiver qualificação, está empregado, com bom salário para a nossa realidade. Só próximo da minha casa, um grande grupo vai construir dois hotéis de luxo. Vai ter vagas para muitas mulheres neste hotel e uma será minha", disse resoluta a aluna Maria Joziane dos Santos, 27 anos, que fazia o arremate da pintura feita na Secretaria de Trabalho e Renda.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda