Notícia no detalhe
Sítio arqueológico no Museu Olavo Cardoso
Nesta terça-feira (11) será aberta, na área externa do Museu Olavo Cardoso, uma simulação de um sítio arqueológico para que alunos das redes municipal, estadual e particular, através de agendamento prévio pelo telefone 2726-3021, possam estar visitando peças que contam histórias de épocas passadas. Paralelo, os estudantes podem conferir a exposição, “O Índio e a Arqueologia no Museu”.
- Os alunos verão peças como louças, cacos de telhas, vidros, tampinhas de refrigerantes, restos alimentares, ossadas, tudo que era um 'lixo' e pode nos contar muitas histórias. Trata-se da educação patrimonial, através do olhar sob um sítio arqueológico - explicou a historiadora, Sylvia Paes, informando que as escolas terão que agendar para visitação, “mas o espaço ficará aberto para quem quiser chegar e visitar”.
Palestra - Na semana passada, Sylvia Paes, junto com o historiador Hully Falcão, falaram sobre “O Índio Goitacá, Puri, Coroado e Coropó sob os olhares dos viajantes e cronistas na Região Norte Fluminense”. Segundo Sylvia, não só o Índio Goitacá viveu na região.
- Há uma ano, o Grupo Officina, da Uenf, vem estudando esse olhar dos viajantes e o que eles viram e eles vinha para cá com a intenção de 'descobrir o Brasil'. Eram artistas plásticos, botânicos, príncipes e piratas. No século XIX, o Índio Goitacá não existia mais. Muitos trocaram nomes, se casaram, morreram por doenças e/ou foram aprisionados como escravos e levados para outras regiões. E entre o śeculos XVI a XIX, os viajantes viram Índios Puri, Coroado e Coropó - comentou.
Clique aqui e confira a programação:
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 16:17:45 I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
- 20/06/2026 16:07:28 Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
- 20/06/2026 11:29:52 CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
- 20/06/2026 11:22:17 Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
2006 16h07Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
2006 11h29CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
2006 11h22Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
2006 09h12Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















