Notícia no detalhe
Lei Maria da Penha completa seis anos
Nesta terça-feira (7), estará sendo marcada, em todo o Brasil, a data de sanção da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – que foi promulgada no dia 6 de agosto. Em Campos, a data será destacada na quarta-feira (08), devido aos festejos em louvor do padroeiro da cidade, Santíssimo Salvador. A iniciativa, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) terá início, com concentração às 9h no Calçadão, próximo à Catedral Diocesana. O grupo partirá em uma caminhada pelas ruas centrais da cidade a fim de fomentar um maior conhecimento da lei, bem como falar a respeito dos trabalhos que têm sido feitos por aquele órgão em defesa da mulher campista.
De acordo com a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, todo o percurso terá aproximadamente uma hora. Os participantes poderão transmitir às pessoas que circularem pela área central de Campos as ações que têm sido adotadas com vistas a pôr todas as medidas protetivas que constam na Lei Maria da Penha, em prática.
– Iremos distribuir a Cartilha da Lei Maria da Penha entre as pessoas, ressaltando nosso serviço prestado dentro do município e esclarecendo que ainda temos muito a providenciar em termos de aprimoramento da lei – informou Margarida.
Mecanismo avançado, porém com falhas – Todo o respaldo, de acordo com a presidente do Comdim, deve ser dado nas três esferas – municipal, estadual e federal – fazendo com que dispositivos como condições de fiscalização das delegacias e varas especializadas,os abrigos de apoio às mulheres e demais órgãos como o Conselho da Mulher, Centro de Referência do Atendimento à Mulher e outros seja uma das ações que possam vir a fortificar a lei.
O percentual de descumprimento da Maria da Penha ainda é preocupante e conforme destaca o defensor público Carlos Eduardo Rios, 75% das medidas protetivas de urgência no Estado, são cumpridas.
- Essa rede de enfrentamento, como chamamos, necessita de uma revisão. Continuamos a ver casos escabrosos de mulheres que são vitimadas pela violência e toda a sociedade tem responsabilidade nisso – salientou Margarida.
A presidente do Comdim ainda destacou o trabalho que o conselho vem fazendo e que já é reconhecido em outros centros,onde, com freqüência, partem convites para darem palestras a respeito do que vêm fazendo no município em prol de condições mais dignas para a mulher campista no que tange à sua cidadania, autoestima e valorização à vida.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/03/2026 18:06:43 Tudo pronto para o Prefeitura em Ação deste sábado no Parque Santa Rosa
- 06/03/2026 17:48:53 Assistidas pelos CRAS começam curso de Cuidadora de Idosos no IFF Guarus
- 06/03/2026 17:29:37 Limpeza Pública atua no Santa Rosa para o Prefeitura em Ação desde sábado
- 06/03/2026 15:57:07 Obras do programa Asfalto na Porta seguem a todo vapor em ruas da área central
- 06/03/2026 14:29:17 Equipes da Prefeitura e do Estado fazem fazem vistoria na Ponte Barcelos Martins
Tudo pronto para o Prefeitura em Ação deste sábado no Parque Santa Rosa
0603 17h48Assistidas pelos CRAS começam curso de Cuidadora de Idosos no IFF Guarus
0603 17h29Limpeza Pública atua no Santa Rosa para o Prefeitura em Ação desde sábado
0603 15h57Obras do programa Asfalto na Porta seguem a todo vapor em ruas da área central
0603 14h13Prefeitura dá início à reconstrução da rede elétrica do Museu Histórico de Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro





















