Notícia no detalhe
Avelino Ferreira lança novo livro hoje no Trianon
Será nesta segunda-feira (30), às 19 horas, no Foyer do Teatro Municipal Trianon, o lançamento de “São Salvador 360 anos (1642-2012)”, novo livro de Avelino Ferreira, jornalista e professor de Filosofia. Na obra, escrita em parceria com Viviane Terra, pedagoga e pesquisadora da cultura regional, e com Sylvia Paes, professora de História e pesquisadora da História Regional, o autor explica o significado do 06 de agosto.
- São Salvador: 360 anos não é apenas a história da festa do padroeiro da cidade, que muita gente não sabe que é tão antiga. É também a história da Matriz, que depois tornou-se a Catedral, a história da praça que recebeu o nome do Padroeiro, Santíssimo Salvador e a história da tradicional corrida ciclística. Quero, com esses livros, reforçar a pretensão de que os documentos oficiais tenham uma data anterior à elevação da Vila à categoria de cidade, data que comemora-se a 28 de março e que tem apenas 177 anos – explica o autor.
Este é o terceiro livro de Avelino - o primeiro foi “Faria tudo outra vez”, publicado em 1995; e o segundo “José Cândido de Carvalho – Vida e Obra”, lançado em 2004. O próximo será a história da Câmara Municipal de Vereadores, que também completará 360 anos em dezembro de 2012, com lançamento previsto para setembro. O autor já venceu diversos concursos de reportagens, crônicas, contos, monografias. Uma de suas crônicas sobre Campos foi escolhida e inclusa no livro Crônicas da Cidade Amada, da Academia Brasileira de Letras, organizado por Arnaldo Niskier.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















