Notícia no detalhe
Mulheres aprendizes do curso de Eletricista surpreendem
As mulheres aprendizes do curso de eletricista predial, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, estão surpreendendo pelo desempenho apresentado nas aulas práticas. A declaração é do professor de eletricidade, Julio César Barreto Licurgo, durante aula prática para as alunas do Curso de Eletricidade, no Balcão de Empregos da secretaria. No local há ainda o curso especial de Hidráulica, também para mulheres, que demonstram entusiasmo durante as aulas.
Outros três cursos para mulheres, também no setor da construção civil, estão em andamento, graças à parceria que a Secretaria de Trabalho e Renda firmou com o Sindicato da Construção Civil. São os cursos de Alvenaria (pedreiro), Pintura e Assentamento de Azulejos, perfis e pastilhados cerâmicos.
Sem medo de levar choque, as alunas demonstram entusiasmo e vontade de aprender durante as aulas práticas, que é quando colocam a mão na massa, ou seja, nos circuitos, tomadas, interruptores e chaves de segurança, que são os dijuntores que protegem o circuito elétrico contra curtos circuitos, que provocam danos à rede e, também, podem afetar os eletrodomésticos, aparelhos eletroeletrônicos ou equipamentos mais pesados, como compressores, aparelhos condicionadores de ar, entre outros.
Depoimentos - "Eu sou confeiteira e sustento minha casa. Como preciso dos serviços de eletricista e a mão-de-obra está muito cara, decidi fazer o curso por dois motivos: além de eu aprender e não precisar pagar eletricista, vou ficar com uma segunda profissão, que vai me proporcionar a alternativa de um segundo emprego como autônoma. Estou gostando muito do curso e já estou feliz porque já vejo este aprendizado como uma opção para melhorar a renda", declarou Ana Paula Coutinho da Silva, 34 anos.
- Eu trabalhava como servente e fiquei desempregada. Tive a sorte de tomar conhecimento do curso através de uma amiga e aqui estou eu, gostando muito do que estou aprendendo. Estou fazendo o curso, vou levar até o fim, porque pretendo trabalhar como autônoma em serviços de instalações e de manutenção. Sei que o setor da construção civil cresce muito e tenho muitas chances de evoluir na profissão de eletricista. Eu tenho dois filhos, estou dependendo de pensão para eles e do Bolsa Família, mas sei que logo, logo, vou viver com meus filhos do meu salário, que será fruto do meu trabalho, de forma digna, sem depender destes socorros financeiros - declarou Margareth de Souza.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2026 18:32:38 Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
- 08/01/2026 17:30:42 Educação reúne gestores escolares para alinhar ações do novo ano letivo
- 08/01/2026 17:11:08 Agricultura atua na desobstrução de estrada entre Murundu e Palmares após chuvas
- 08/01/2026 16:23:00 Iluminação Pública atua nos preparativos para a Tradicional Festa de Santo Amaro
- 08/01/2026 15:42:02 Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município
Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
0801 17h30Educação reúne gestores escolares para alinhar ações do novo ano letivo
0801 17h11Agricultura atua na desobstrução de estrada entre Murundu e Palmares após chuvas
0801 16h23Iluminação Pública atua nos preparativos para a Tradicional Festa de Santo Amaro
0801 15h42Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
4Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















