Notícia no detalhe
Pipas: Fundecam incentiva "negócio da China"
O empreendedor Floriano Jorge Carvalho Peixoto, mais conhecido como Peixoto, o Rei das Pipas, encontrou em uma brincadeira de criança a oportunidade de negócio que tanto buscou. E foi através do Programa de Microcrédito, do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que pode alçar vôos mais altos. No Bazar, montado na Penha, e que leva o nome da fama que ganhou, ele produz de 10 a 15 mil pipas, por temporada, um negócio da China, país de origem do produto, que também, é conhecido como papagaio em algumas regiões do país. Peixoto faz parte de uma estatística positiva do Fundecam, que ultrapassou a marca de 400 operações em R$ 2,6 milhões liberados.
Ele conta que, assim como a maioria das crianças, o interesse pelas pipas começou ainda na infância. “Quando eu era garoto, soltava arraias em São Gonçalo, onde eu morava. Depois que vim para Campos, já trabalhei em comércio e em empresa de ônibus. Sempre corri muito atrás”, disse o empreendedor, que também vende cola, rabiola, carretel, entre outros produtos utilizados para soltar pipa, mas sempre destacando a importância da segurança.
Peixoto conta que, através do Fundecam, pode investir na compra de uma máquina de enrolar linha e em matéria-prima para fabricação das pipas. Como bom empreendedor, conhece bem a importância de inovar. “É importante sempre termos novidades. Agora, estou começando a trabalhar com as baratinhas”, adianta Peixoto que, a todo momento, atende a um cliente, já que a temporada é de férias. Além disso, ele passou a acreditar ainda mais no seu potencial. “Eu já acreditava em mim. Passei a acreditar ainda mais”, conta Peixoto, que há quatro meses buscou o Fundecam para o financiamento.
O Rei das Pipas conta que, depois de ter legalizado a empresa pelo Sebrae, buscou no Espaço do Empreendedor informações sobre linhas de crédito e, ao ir ao Fundecam, encontrou o que precisava. “Fiz as contas e vi que o Fundecam tinha a menor taxa de juros. É muito importante a maneira como fui recebido lá porque me explicaram tudo”, explicou, acrescentando que, para o sucesso de um negócio, é preciso organização e comprometimento, quesitos que também ele alega ter encontrado quando foi no órgão da prefeitura.
Segundo o presidente do Fundecam, Otávio Amaral, o órgão tem funções econômicas e sociais e, a partir da reformulação feita em 2009, abriu espaço aos empreendedores individuais, além de micro e pequenas empresas. “São recursos dos royalties movimentando a economia e transformando sonhos em realidade”, disse Otávio Amaral, acrescentando que a meta é chegar ao final do ano com 1000 operações aprovadas com cinco milhões de financiamentos.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município