Notícia no detalhe
Réplica de satélite de Campos para São Luiz do Maranhão
Placas de supercomputadores, peças de CPU, tampas de spray, filmes de raio X, caixa de som e discos rígidos. Todo esse material foi suficiente para o artista campista, Ricardo Salgado, ter produzido a réplica satélite sino-brasileiro (CBERS). Apoiado pela Prefeitura de Campos, Ricardo vai expor na 64ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizado entre os dias 22 a 27 próximos, na Cidade Universitária de São Luiz do Maranhão.
Segundo Ricardo Salgado, a produção da réplica durou pouco mais de 10 dias. “Foram horas produzindo a réplica com sucatas eletrônicas que poderiam estar degradando o meio ambiente. Trata-se de um trabalho pioneiro na cidade, considerado novidade na logística reversa”, ressaltou.
Ricardo explicou que a réplica é uma encomenda solicitada pelo o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, na Conferência Nacional das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20. “Será um orgulho representar o município em um evento sobre ciência e cultura no Maranhão”, disse.
Satélite – Em 1988, Brasil e China assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto conhecido como Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), cuja função é observar a Terra. Já foram lançados três satélites: CBERS-1, em 1999; CBERS-2, em 2003; e CBERS-2B, em 2007. O quarto satélite da série, o CBERS-3, tem lançamento previsto para final deste ano, enquanto o CBERS-4, para 2014.
Últimas Notícias adicionadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional