Notícia no detalhe
Fórum sobre Acessibilidade e inserção no mercado de trabalho
As políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura voltadas para implementar a acessibilidade e promover a inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho tem colocado o município como referência. Os resultados despertaram o interesse de uma empresa capixaba, que escolheu a cidade para sediar um seminário sobre o tema para dirigentes da sua rede de lojas. O evento foi realizado na noite desta terça-feira (17), no Pálace Hotel, para 136 gerentes da rede de lojas nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Os executivos da empresa convidaram o secretário municipal de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira Pereira, para ministrar palestra sobre as experiências positivas decorrentes das ações de governo implementadas pela Secretaria de Obras quanto à acessibilidade e pelas Secretarias de Família e Assistência Social, e de Trabalho e Renda, voltadas para a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em todas as mais de 5.400 casas 10% (540 casas) são dotadas de itens de acessibilidade que facilitam a vida de deficientes e idosos, desde as calçadas (todas) até aos quartos e banheiros, que são dotados de portas e assentos especiais.
Na palestra, José Alberto Nogueira ouviu dos representantes da empresa capixaba que têm acompanhado pelo site oficial do governo (www.campos.rj.gov.br) as ações desenvolvidas em Campos para promover a acessibilidade nos ônibus (com plataformas hidráulicas), nas ruas, praças e órgãos públicos, bem como para a inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.
- Tivemos a oportunidade de fazer uma abordagem sobre as experiências que o atual governo tem desenvolvido com bom êxito, proporcionando a capacitação dos gestores e das equipes para acolher e lidar com as pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente de trabalho, bem como preparar os demais colegas para fazer a acolhida e permanência dessas pessoas nas empresas. Falamos sobre um fato que é recorrente nas empresas do Brasil, com algumas exceções e que, em Campos, temos avançado, que é a dificuldade para encontrar vagas para portadores de deficiência - relatou José Alberto.
O secretário acrescentou: "Mas na nossa cidade, realizamos um trabalho de parceria com entidades e empresas, de forma que temos avançado na abertura de oportunidades na proporções de 2% a 5% nas empresas com até mil empregados, conforme prevê a lei 8.213/91, no seu artigo 93, que prevê também cota acima de 5% para empresas com mais de mil funcionários. Ressaltei na palestra, que atualmente temo no Brasil 25 milhões de deficientes", concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda