Notícia no detalhe
Mulheres do "Elas em Ação" certas que vão mudar de vida
Os cursos do Programa "Elas em Ação", que capacitam mulheres em situação de vulnerabilidade social para entrar no mercado de trabalho, já proporcionam novas perspectivas para as primeiras 150 que estão nos cursos de qualificação profissional na área da construção civil. Os cursos são realizados através da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, que cede espaço para as aulas teóricas e práticas de três dos cursos, na sua sede. Os cursos de Eletricidade Predial e Hidráulica são ministrados nas instalações do Balcão de Empregos, que é vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda.
- Meu marido é pedreiro e eu trabalhei por um período como ajudante dele. Foi trabalhando com ele, preparando concreto e massa, que percebi que trabalhar com a pintura é muito mais interessante para as mulheres, porque preparar paredes, madeira e grades de ferro e pintar é muito mais leve do que virar massa e concreto com a enxada. No momento estou desempregada, mas tenho certeza que quando eu terminar o curso logo vou conseguir um emprego com carteira assinada nessas construtoras que estão chegando cada vez em Campos. Vou ter orgulho de me formar numa profissão que vai ajudar a mudar a vida da minha família, porque vou ajudar meu marido no orçamento de casa - declarou Patrícia dos Santos Faria, 34, que já trabalhou como auxiliar de limpeza.
A dona de casa, Maria Madalena de Andrade Oliveira, 46, conta que já pintou sua casa duas vezes, sozinha, e deu certo. Ela fala de suas perspectivas em decorrência do curso. "Quando surgiu essa oportunidade para fazer o curso de pintura de graça, corri logo para garantir minha vaga. Estou desempregada e essa é a porta que vai me colocar no mercado de trabalho, com carteira assinada e com salário digno. Tenho certeza que depois de 60 dias de treinamento vou conseguir um bom emprego, porque as construtoras têm preferência por mulheres, porque somos mais zelozas com as ferramentas e mais dedicadas no acabamento", argumentou Maria Madalena Andrade Oliveira.
Para a agente de segurança, Simone Belmiro, 35, os cursos oferecidos gratuitamente, abrem perspectivas para as mulheres. "Vou fazer o curso com o objetivo de trabalhar como autônoma nas folgas (trabalha no regime plantão 24 horas) e, assim, melhorar a renda da minha família. O curso vai valorizar meu currículo caso um dia eu fique desempregada da área de segurança, tenho chance de voltar ao mercado de trabalho, na área da construção civil", declarou a segurança, Simone Belmiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda