Notícia no detalhe
Pesquisadores: material arqueológico no Solar do Colégio
Cachimbos, ossos, moedas, porcelanas entre outros materiais dos séculos XVIII e XIX, foram encontrados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Museu Histórico Nacional no Solar do Colégio, onde funciona o Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho administrado pela Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O projeto intitulado “Café com açúcar: Escravidão em área de açúcar e café no Sudeste rural”.
De acordo com o arqueólogo Luiz Claudio Symanski, cerca de 10 a 15 pesquisadores estão buscando no local artefatos dos trabalhos dos escravos nos séculos XVIII e XIX, na Senzala, na cerâmica de produção local e nas redondezas. “Estamos buscando fragmentos de peças inglesas e portuguesas, ornamentos e colares, além de restos de animais como porcos, animais silvestres”, disse o arqueólogo.
- Aqui é o começo de um projeto que vamos fazer no interior do Rio de Janeiro, terra do açúcar, e em São Paulo, que é grande produtor de café. Optamos por este local, já que é importantíssimo para a história. Vamos descobrir como viviam as comunidades durante a escravidão e após a abolição – completa, acrescentando que os trabalhos prosseguem até o dia 30 de Julho, com previsão de retorno no primeiro semestre de 2013.
A estudante de Ciências Sociais, Luara Antunes, de 21 anos, ficou encantada com a beleza do Solar. “É inexplicável. Aqui, estamos descobrindo como eram as relações de poder entre as duas classes sociais, o escravo e os senhores. A diferença de consumo já que podiam ganhar seu próprio dinheiro. A pesquisa com o moradores do entorno do Solar vai acrescentar nos estudos, fazendo a ligação passado- presente”, destaca.
Riquezas históricas - A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, informa que os moradores e visitantes podem ter acesso às riquezas históricas de Campos através de jornais, registros e documentos da Câmara Municipal de Campos e da Prefeitura de Campos no Arquivo Público. Exposição de fotos sobre a Memória do Solar além do laboratório de restauração de acervo, sendo o único do interior do Estado do Rio de Janeiro. “A política cultural implementada pela prefeitura está resgatando a memória da cidade através do Museu Histórico de Campos e do Solar do Colégio onde a população, a cada dia, está podendo conhecer o que marcou a terra dos índios goitacazes”, disse a presidente.
O Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Estrada Sergio Vianna Barroso n° 3060. Maiores informações pelo telefone 2733-9999.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional