Notícia no detalhe
Secretaria de Educação se reúne com promotora da justiça
A Secretaria Municipal de Educação de Campos realizou na manhã desta quinta-feira (6) reunião com os diretores da rede municipal e a promotora de justiça da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso de Campos, Anik Rebello Assed Machado. A proposta da reunião foi discutir medidas disciplinares que podem ser aplicadas dentro do ambiente escolar. A reunião aconteceu no auditório da Faculdade Estácio de Sá. O Grupo Lions Em Canto e Flautas da Escola Municipal Lions I do Parque Santa Rosa fez apresentações de várias músicas para homenagear as mães presentes.
A Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, relatou que, em virtude da proximidade do Dia das Mães e ocorrências indisciplinares que acontecem nas escolas, a secretária convidou a promotora para presidir a reunião mensal que acontece com os 250 diretores da rede municipal.
A juíza informou que, depois da Constituição de 1988, o ambiente escolar deixou de ser um espaço apenas para transmitir conhecimento e passou a ser um local para criar cidadania. Segundo a promotora, a justiça divide os alunos em três comportamentos; os disciplinados, os indisciplinados e os problemas. Como a legislação também determina o acesso e permanência de todas as crianças na escola, ela relatou que seguindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os diretores podem criar Regimento Interno, de acordo com a realidade de cada escola, para aplicar na unidade.
- Diante de problemas com o aluno indisciplinado ou problema, o primeiro procedimento é o advertência verbal feita pelo próprio professor. Se não resolver, deve ser encaminhado à direção. Se mesmo assim não for minimizado, a escola poderá fazer uma advertência (procedimento administrativo) por escrito e notificar os pais. Se o problema persistir, deverá ser notificado ao Conselho Tutelar e de acordo com as necessidade, a justiça será acionada - , informou a juíza acrescentando que todos os procedimentos devem ser feitos com muita sensibilidade, firmeza e, sobretudo, presença de equipe técnica como pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros, para que a situação seja conduzida de forma correta a fim de não trazer constrangimento para a criança e o adolescente.
A Secretária de Educação agradeceu a presença da juíza e considerou o encontro “de suma importância para acréscimo de informações para os profissionais e conseqüentemente um estimulo para melhorar cada vez mais a qualidade da educação no nosso município“, finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado