Notícia no detalhe
Audiência Pública sobre Plano de Saneamento Básico neste sábado
Acontece, a partir das 8h30 deste sábado (30), a primeira audiência pública organizada pelo Conselho Municipal para Desenvolvimento Sustentável (Comudes) com a finalidade de recolher subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (Plamsab) que, até dezembro deste ano, deve ser aprovado e homologado pela Câmara Municipal de Campos (CMC), conforme Lei de Saneamento Básico nº 11445/07.
Representantes da sociedade civil organizada, de órgãos governamentais e da comunidade que desejarem apresentar suas demandas para que sejam discutidas durante a construção do Plamsab podem se inscrever pela Internet até às 18h desta sexta-feira (29) através do endereço www.campos.rj.gov.br. Após, somente serão aceitas inscrições realizadas na manhã de sábado (30), sem a garantia (em função do número de inscritos) do direito a voz.
A audiência pública, que será presidida pela secretária municipal de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard, acontecerá no auditório da sede do Comudes, situado à Rua Voluntários da Pátria, no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. O encerramento da sessão acontecerá, no máximo, às 18h30.
De acordo com o anexo III do regimento interno, a audiência pública é uma “etapa obrigatória e fundamental para legitimação de políticas públicas do setor, visando à universalização do atendimento e a eficácia das metas e ações na área de saneamento nos termos da legislação em vigor”. Para isso, segundo o regimento, a “sessão terá acesso livre a qualquer pessoa, bem como aos meios de comunicação, respeitados os limites impostos pelas instalações físicas do local”.
O Decreto 7.217/2010 prevê que, a partir de 2014, o plano elaborado pelo município será condição para o acesso a recursos da União ou de financiamentos geridos ou administrados por órgão/entidade da administração pública federal, quando destinados ao saneamento básico. Até 2035, conforme determina a Lei 11.445/2007, conhecida como Lei de Saneamento Básico, toda a Política e Plano de Saneamento Básico deve estar sendo cumprida plenamente pelos municípios.
O plano, que prevê prioridade de investimento em serviços, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, é uma exigência a municípios com mais de 60 mil habitantes. Na região Norte Noroeste do Rio, além de Campos, Macaé e Itaperuna, deverão elaborar o plano e executá-lo para, numa escala de prazos determinados, promover a universalização do acesso a saneamento básico.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
- 26/11/2025 10:01:20 Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
- 26/11/2025 09:33:43 Inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil seguem até 5 de dezembro
Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
2611 10h01Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
2611 09h33Inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil seguem até 5 de dezembro
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















