Notícia no detalhe
Prefeitura comemora dois anos de destinação do lixo hospitalar
Há dois anos a prefeitura aderiu, através da secretaria de Serviços Públicos, ao sistema de autoclave para a esterilização dos resíduos hospitalares. Para comemorar este marco, que torna a cidade de Campos ainda mais avançada no que diz respeito ao tratamento adequado de resíduos sólidos, o vice-Prefeito Doutor Chicão, esteve nesta quarta-feira (06), junto com o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, fazendo visita técnica no local, dentro das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente. Na ocasião também foram plantadas dez árvores nativas da espécie Oiti, em torno da Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde.
- O sistema de esterilização através do autoclave é muito importante para o tratamento dos lixos hospitalares, já que, através do processo de aquecimento, a grande virulência encontrada nestes materiais é retirada e o resíduo direcionado ao aterro sanitário controlado do distrito de Conselheiro Josino. Viemos aqui para fazer uma visita às instalações, onde se encontra, além do autoclave, a Usina de Reciclagem - relata Doutor Chicão.
Antes da instalação da tecnologia para tratamento de resíduos hospitalares, o município efetuava um tratamento primário para designação deste material. Segundo o secretário Zacarias Albuquerque, a unidade recebe resíduos de municípios como São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, além de empresas do Porto do Açu, para o cumprimento do termo de responsabilidade social.
- O material que vinha das unidades hospitalares era destinado de forma primária ao solo. Eles eram colocados num tipo de vala, o que era considerada uma poluição ao nosso solo e águas subterrâneas, além do risco que oferecia aos catadores, já que estes mexiam no materiais e eram expostos ao contágios. Há dois anos, com a instalação do autoclave, o município resolveu este problema - destaca Zacarias.
Autoclave - A unidade de tratamento de resíduos com tecnologia autoclave, foi instalada em uma área total de 1.470m² no distrito industrial da Codin, em Guarus, é a terceira do estado do Rio de Janeiro com a finalidade de dar o tratamento adequado ao lixo hospitalar. A unidade tem capacidade de tratar três toneladas de resíduos por cada ciclo de 40 a 50 minutos em média e 5,5 toneladas ao dia. Seu sistema de aquecimento chega a 150° C.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















