Notícia no detalhe
Arquivo Público comemora 11 anos nesta sexta-feira
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, gerenciado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, comemora nesta sexta-feira (18) seus 11 anos de história. A data marca o dia da promulgação da Lei que criou o Arquivo Público Municipal e conta com vasta programação cultural.
As atividades começam às 16h, com avaliação das ações desenvolvidas pelo Arquivo desde 2009. Em seguida, tem apresentação de dança típica. A festa conta, ainda, com apresentação de Maculelê e capoeira com os alunos da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. E, para encerrar a programação, haverá uma feijoada.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, os visitantes encontram no local documentos importantes para a história de Campos, como da Prefeitura de Campos, livros de registros da Câmara Municipal, testamentos e inventários recolhidos do Fórum, coleção de jornais editados em Campos. “A população conta com um vasto acervo de pesquisa”, completa a presidente.
- O arquivo funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados em visitação guiada podem entrar em contato pelo telefone 27339999 – informa o diretor do Arquivo, Carlos Freitas, acrescentando que no dia 17 de junho acontece a Cavalgada do Solar do Colégio, que terá bandas locais numa grande festa de confraternização com os moradores da baixada campista, com saída da Cerâmica de Poço Gordo e destino ao Arquivo Público. Também no próximo mês estaremos realizando uma oficina de pequenos reparos em documentos – finaliza o diretor.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho está instalado desde dezembro de 2002 no Solar do Colégio, localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre os distritos de Goitacazes e Tocos. O Solar do Colégio é a construção sólida mais antiga do município e data do século XVII. No local funcionou, até 1759, a sede de uma grande fazenda que pertencia ao Colégio de Jesuítas Santo Inácio.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
- 01/05/2026 08:07:47 Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
0105 08h07Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















