Notícia no detalhe
Fundação Zumbi encerra Semana da Abolição com várias atividades
Em comemoração aos 124 anos da Abolição da Escravatura, lembrado no dia 13 de maio, a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) encerrou a programação da Semana da Abolição nesta sexta-feira (11), com palestra, apresentação de maculelê e homenagem às mães, em sua sede. As atividades educativas e culturais para comemorar a data começaram na terça-feira (8).
Com o tema “O uso da Etnoconservação por comunidades quilombolas em áreas de fragmento florestal em Campos dos Goytacazes”, a universitária do curso de Geografia do Instituto Federal Fluminense (IFF), Gabby Maturana Teixeira, palestrou no auditório da FMZP.
- São várias as regiões quilombolas no município. É importante falar sobre como as comunidades utilizam os recursos da floresta. A cultura do uso de ervas medicinais e dos fragmentos que são utilizados no artesanato também deve ser preservada – disse a palestrante.
Após a palestra, o grupo de capoeira do projeto Zumbi Aê apresentou o maculelê. A dança afro dava alegria aos escravos nas senzalas e nos quilombos, que abrigavam os negros que tinham sede de liberdade e que uniam forças fora das fazendas, e preferiam viver privações em meio ao isolamento na mata, para não perder a dignidade.
Segundo o presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, o passado não pode ser esquecido, mas não se pode prender a ele. “A história de nossos antepassados nos leva a entender o presente e a buscar um futuro diferente. Não podemos apenas discutir questões raciais, mas também olhar para a frente e impulsionar nossos jovens a seguirem rumo ao amanhã”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 11:29:52 CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
- 20/06/2026 11:22:17 Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
- 20/06/2026 08:59:32 Centro+Seguro fortalece revitalização do Centro Histórico e recebe aprovação
- 19/06/2026 19:11:58 Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
2006 11h22Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
2006 09h12Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
2006 08h59Centro+Seguro fortalece revitalização do Centro Histórico e recebe aprovação
1906 19h11Campos marca presença no 26º encontro nacional do Congemas em Fortaleza
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















