Notícia no detalhe
Servidores em curso do Ministério do Desenvolvimento Social
O auditório do Palácio da Cultura lotou nesta quinta-feira (29). Mais de 150 profissionais das secretarias de Familia e Assistência Social, Saúde e Educação, que atuam no atendimento social às famílias de Campos, participaram do curso “A Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e seus desafios”, ministrado pelo especialista em Políticas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o assistente social José Crus.
O evento foi aberto pelo secretário de Família e Assistência social, Henrique Oliveira, que compôs a mesa com o palestrante, e representantes dos departamentos de Monitoramento, Avaliação e Gestão de Dados e de Programas e Projetos Especiais da secretaria e do Conselho Regional de Assistência Social (Creas). O curso é o primeiro de uma série de capacitações que será realizada pela secretaria, para especializar os técnicos do município na atual política municipal de assistência social e nas normas e procedimentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que está sendo implantado em todo o país.
Henrique explicou que a capacitação é fundamental, pois o atual governo vem descentralizando o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade desde o ano passado, especialmente com a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Criamos oito centros, cobrindo todo o município com uma divisão em oito territórios e os Cras são a porta de entrada para as famílias que buscam o atendimento social. Antes, o atendimento era feito por qualquer profissional, mas hoje temos assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas atuando nesses pólos, para dar o atendimento adequado à população. Como a maioria de nossos assistentes sociais atuavam na saúde e na educação, vamos promover essas capacitações, para que atuem em conformidade com a política da assistência social”.
O especialista do MDS incentiva a especialização dos técnicos e elogia a medida: “A maior dificuldade para a gestão do Suas em todo o país é justamente a falta de especialização dos recursos humanos, profissionais que atendem a um público em situação de risco social, que lidam com a questão da exploração de crianças e adolescentes, a violência contra a mulher, idosos, com a pobreza extrema; um trabalho que só pode ser realizado por um profissional capacitado. Com o Suas, a assistência passa a ser concebida como política e política pública, organizada dentro de um sistema único em que estão claras das responsabilidades dos poderes (União, Estado e Municípios). Fiquei feliz ao ver o interesse dos técnicos de Campos em participar do curso”, concluiu Crus.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional