Notícia no detalhe
Salas de recursos espalhadas pela rede municipal
Alunos com necessidades especiais de Campos descobrem que podem ir além da deficiência e aprendem diversas atividades nas salas de recursos oferecidas nas escolas da rede municipal. Atualmente a secretaria municipal de Educação possui cerca de 500 crianças e adolescentes sendo atendidas em 44 salas, com diversos cuidadores. O investimento nessas salas mostra que a prefeitura vem trabalhando em uma educação especial e de qualidade para todos os alunos. Todas as novas escolas que estão sendo construídas possuem salas de recursos, segundo informações da secretária de Educação, Joilza Rangel.
Na Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, no Centro, os alunos portadores de necessidades especiais aprendem informática e utilizam materiais adaptados. Matheus Soares Barbosa, de 20 anos, do 8º ano e Laís Ribeiro, de 15 anos, do 4ª, disseram que adoram as aulas nas salas de recursos e participam de várias atividades com os materiais adaptados para eles. Durante a entrevista, os alunos puderam mostrar tudo o que aprenderam.
A professora de sala de recurso, Ana Cláudia Basílio, explicou que essas salas servem para atender todas as necessidades de cada aluno. “Nosso objetivo é dar todo o suporte para fazer com que o aluno com deficiência participe ativamente na sala de aula”. Ana disse que conta com a ajuda do professor itinerante, Jorge Santos, que foi quem a ensinou a criar diversos materiais adaptados. Além dele, a professora conta também com o reforço de outros cuidadores, para atender 43 alunos com necessidades especiais, somente na E.M. Pequeno Jornaleiro.
As salas possuem materiais adaptados como prancha de comunicação com símbolos universais, prancha temática órteses, capacete com ponteira de digitação, mouse com simulador de pressão, além de engrossador para lápis, pilotos ou canetas e cadeira higiênica. “Também utilizamos um programa de computador com vocalizador que é um leitor de tela, voltado para os alunos com deficiência visual, mas usamos também para os alunos com Síndrome de Down e paralisia cerebral”, completou Ana Cláudia.
A pedagoga responsável pela Educação Especial, Beatriz Siqueira, disse que as salas de recursos funcionam no município há 19 anos, desde que o Ministério da Educação (MEC), estabeleceu este tipo de atendimento no município. “Os professores da rede, fazem capacitações permanentes para atender esses alunos e as escolas municipais com sala de recurso, atendem todas as crianças com necessidades especiais matriculadas na rede regular de ensino, independente de estarem matriculadas na rede municipal ou não”, informou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional