Notícia no detalhe
Câmara Técnica da Mulher reunida nesta quinta
Nesta quinta-feira (19), às 17h, na sede da Secretaria de Saúde, acontece a primeira reunião da Câmara Técnica Temática da Saúde da Mulher, criada através da Portaria 003/ 2012, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 12. O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio se reúne com os integrantes da câmara, o cirurgião mastologista Jair Araújo Júnior, o médico obstetra e professor da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Felipe Rabello e Silva; a diretora de Programas Especiais de Campos, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos; o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury; e a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Maria de Fátima Gomes Andrade.
Conforme o secretário de Saúde, a câmara, considerando os apontamentos constantes do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IdSUS), deverá examinar e propor soluções para problemas concernentes à promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher, além de, segundo as questões encaminhadas pelo gestor da Saúde e submetidas à apreciação do Conselho Municipal de Saúde, configurar protocolos de fluxo de atendimento e sistemas de referência e contra-referência, relacionados ao tema.
O secretário Geraldo Venâncio explica a importância de uma Câmara Técnica da Saúde da Mulher em Campos, município com cerca de 500 mil habitantes, onde o câncer, especialmente o de colo de útero e o de mama, aparece como segunda causa de morte, diferentemente da maioria dos municípios mais populosos do país, que guardam nesta posição as causas externas, como traumas.
- Como principal causa de óbitos, temos os acidentes cardiovasculares. O índice de óbitos por câncer supera o de óbitos por causas externas. Temos dados que demonstram que, em relação ao câncer de mama e o de colo de útero, as mulheres campistas não estão se cuidando como deveriam. São aproximadamente 50% das pacientes com diagnóstico confirmado, desconsiderando o tratamento. Isso é muito grave, daí, unirmos profissionais de saber notório na área, para analisar a situação e nos apontar caminhos que revertam este quadro- destaca Geraldo Venâncio.
O diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, o mastologista Jair Araújo, frisa a importância da medida. “É um chamamento de pessoas comprometidas com a melhoria da assistência em saúde, pessoas que se propõem a trabalhar para desatar os nós que dificultam a prestação dos serviços, buscando otimizar o acolhimento, o fluxo do usuário pela rede de saúde, para que ele possa obter um tratamento mais eficaz”, disse o especialista.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda