Notícia no detalhe
Câmara Técnica da Mulher reunida nesta quinta
Nesta quinta-feira (19), às 17h, na sede da Secretaria de Saúde, acontece a primeira reunião da Câmara Técnica Temática da Saúde da Mulher, criada através da Portaria 003/ 2012, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 12. O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio se reúne com os integrantes da câmara, o cirurgião mastologista Jair Araújo Júnior, o médico obstetra e professor da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Felipe Rabello e Silva; a diretora de Programas Especiais de Campos, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos; o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury; e a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Maria de Fátima Gomes Andrade.
Conforme o secretário de Saúde, a câmara, considerando os apontamentos constantes do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IdSUS), deverá examinar e propor soluções para problemas concernentes à promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher, além de, segundo as questões encaminhadas pelo gestor da Saúde e submetidas à apreciação do Conselho Municipal de Saúde, configurar protocolos de fluxo de atendimento e sistemas de referência e contra-referência, relacionados ao tema.
O secretário Geraldo Venâncio explica a importância de uma Câmara Técnica da Saúde da Mulher em Campos, município com cerca de 500 mil habitantes, onde o câncer, especialmente o de colo de útero e o de mama, aparece como segunda causa de morte, diferentemente da maioria dos municípios mais populosos do país, que guardam nesta posição as causas externas, como traumas.
- Como principal causa de óbitos, temos os acidentes cardiovasculares. O índice de óbitos por câncer supera o de óbitos por causas externas. Temos dados que demonstram que, em relação ao câncer de mama e o de colo de útero, as mulheres campistas não estão se cuidando como deveriam. São aproximadamente 50% das pacientes com diagnóstico confirmado, desconsiderando o tratamento. Isso é muito grave, daí, unirmos profissionais de saber notório na área, para analisar a situação e nos apontar caminhos que revertam este quadro- destaca Geraldo Venâncio.
O diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, o mastologista Jair Araújo, frisa a importância da medida. “É um chamamento de pessoas comprometidas com a melhoria da assistência em saúde, pessoas que se propõem a trabalhar para desatar os nós que dificultam a prestação dos serviços, buscando otimizar o acolhimento, o fluxo do usuário pela rede de saúde, para que ele possa obter um tratamento mais eficaz”, disse o especialista.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional