Notícia no detalhe
Campeão olímpico no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, conhecido como o Dia ”A”, foi comemorado em Campos nesta segunda-feira (02), no Jardim São Benedito, com participação do medalhista olímpico, Robson Caetano, o embaixador da Special Olympics Brasil, que veio à cidade especialmente para participar do evento. A comemoração foi realizada pela Secretaria da Família e Assistência Social.
Segundo Robson Caetano, toda equipe da Special Olympics tem uma preocupação muito grande com a inserção social desses jovens que sofrem por conta dessa inabilidade física. E eles, acrescenta o medalhista, mais do que ninguém, precisam receber um abraço de todos. “Autista são pessoas que expressam suas verdades e quando querem alguma coisa temos que atendê-los. São seres humanos sensacionais. Essas crianças, principalmente quando se refere ao esporte em geral, são verdadeiros campeões”, finalizou o medalhista.
O vice-prefeito Doutor Chicão afirma que este é um dia muito especial, porque trata-se da conscientização sobre a síndrome. “O município não poderia deixar de estar inserido neste contexto mundial. Eu, como médico e pediatra, fico feliz pelo foco que está sendo dado a essa doença tão difícil de diagnosticar e controlar. A inserção precoce do autista no esporte é muito importante para o seu desenvolvimento”, afirma o vice-prefeito.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, diz que há tempos que Campos vem trabalhando no sentido de conscientizar a população sobre a síndrome e orientá-las para o meio social. Prova disso é a implantação do Campos para Todos, único equipamento público que trabalha com crianças portadoras de diferentes deficiências. “O governo Rosinha tem essa preocupação, de inclusão social, e é isso que promove no seu dia a dia, através do Campos para Todos, além de programas e projetos”, finaliza a secretária.
Depoimento – “Descobri que meu filho era portador de autismo quando ele entrou para a creche, aos 3 anos de idade. Ele não se relacionava com outras crianças, não comia e vivia isolado. Depois de muito tratamento com psicólogos, fonoaudiólogos, entre muitos outros, hoje meu filho está bem melhor. Ainda falta muito mas, devido ao que ele apresentava antes do tratamento, posso afirmar que obteve uma recuperação de 60%”, disse Ana Cristina Barbosa, mãe de Luiz Gabriel Barbosa, de 7 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa