Notícia no detalhe
Campeão olímpico no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, conhecido como o Dia ”A”, foi comemorado em Campos nesta segunda-feira (02), no Jardim São Benedito, com participação do medalhista olímpico, Robson Caetano, o embaixador da Special Olympics Brasil, que veio à cidade especialmente para participar do evento. A comemoração foi realizada pela Secretaria da Família e Assistência Social.
Segundo Robson Caetano, toda equipe da Special Olympics tem uma preocupação muito grande com a inserção social desses jovens que sofrem por conta dessa inabilidade física. E eles, acrescenta o medalhista, mais do que ninguém, precisam receber um abraço de todos. “Autista são pessoas que expressam suas verdades e quando querem alguma coisa temos que atendê-los. São seres humanos sensacionais. Essas crianças, principalmente quando se refere ao esporte em geral, são verdadeiros campeões”, finalizou o medalhista.
O vice-prefeito Doutor Chicão afirma que este é um dia muito especial, porque trata-se da conscientização sobre a síndrome. “O município não poderia deixar de estar inserido neste contexto mundial. Eu, como médico e pediatra, fico feliz pelo foco que está sendo dado a essa doença tão difícil de diagnosticar e controlar. A inserção precoce do autista no esporte é muito importante para o seu desenvolvimento”, afirma o vice-prefeito.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, diz que há tempos que Campos vem trabalhando no sentido de conscientizar a população sobre a síndrome e orientá-las para o meio social. Prova disso é a implantação do Campos para Todos, único equipamento público que trabalha com crianças portadoras de diferentes deficiências. “O governo Rosinha tem essa preocupação, de inclusão social, e é isso que promove no seu dia a dia, através do Campos para Todos, além de programas e projetos”, finaliza a secretária.
Depoimento – “Descobri que meu filho era portador de autismo quando ele entrou para a creche, aos 3 anos de idade. Ele não se relacionava com outras crianças, não comia e vivia isolado. Depois de muito tratamento com psicólogos, fonoaudiólogos, entre muitos outros, hoje meu filho está bem melhor. Ainda falta muito mas, devido ao que ele apresentava antes do tratamento, posso afirmar que obteve uma recuperação de 60%”, disse Ana Cristina Barbosa, mãe de Luiz Gabriel Barbosa, de 7 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















