Notícia no detalhe
Ronda Escolar terá continuidade em 2012
Temas como pedofilia, uso de drogas e danos à saúde, vandalismo, ameaças e desordens, entre outros são abordagens sócio-educativas já praticantes dentro do Programa Ronda Escolar, que é desenvolvido dentro do município há quase três anos, pela Guarda Civil Municipal. Para este ano, os trabalhos estarão sendo retomados, posteriormente, ao levantamento a ser feito no início do mês de março, do número de alunos que estão matriculados nos 134 estabelecimentos. Essas unidades de ensino pertencem às redes públicas municipal e estadual, onde o envolvimento entre palestrantes e pessoal de apoio é dado, a fim de criar uma sustentabilidade na preservação da segurança própria, da escola em si e das demais pessoas. Dessa forma, um elo de ligação mais estreito entre escola, seu corpo docente e operacional e as crianças e jovens, é fortalecido.
Dentro da cidade existem 63 unidades sendo atendidas pelo programa, implantado em abril de 2009, amparadas por uma viatura contendo dois guardas civis e mais duas motos patrulha que prestam serviços nos três turnos – manhã, tarde e noite. São ao todo oito homens e quatro componentes da GCM do sexo feminino utilizando quatro viaturas. Na área pertencente à Região Norte de Campos, o Ronda Escolar mantém um trabalho entre as 19 escolas cadastradas e que solicitam esse suporte. Na área catalogada como Sul, que atende ao distrito de Ururaí e adjacências, são hoje 15 estabelecimentos estudantis.
Trabalho conjunto – Todo esse trabalho do Programa Ronda Escolar tem, na verdade, conforme salienta o seu coordenador, o guarda civil municipal Eneci Paulo, todo um engajamento de serviços prestados por vários braços de instituições ligadas às políticas públicas direcionadas aos jovens. Sendo assim, Eneci enfatiza as parcerias mais do que bem vindas “de policiais do 8° Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/Ad) Ari Viana, pertencente à coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda