Notícia no detalhe
Unidade de produção agroecológica começa a ser implantada
O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, esteve nesta segunda-feira (23) no canteiro da unidade demonstrativa de produção agroecológica, que vai ser implantado na sexta-feira (27) na BR-101 (Campos-Rio de Janeiro), próximo ao Shopping Estrada, quando também serão entregues os certificados dos cursos para os produtores rurais.
No local também está sendo feito, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o treinamento da equipe técnica da secretaria, que será multiplicadora da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Na oportunidade, o secretário falou da importância do empreendimento, que vai valorizar o ciclo produtivo com o manejo ecológico e a diversificação da produção sem uso de produto químico.
- Estamos integrando o planejamento com a visão empreendedora do Sebrae e a visão agroecológica do PAIS. O importante desse programa de produção agroecológica integrada e sustentável é que nele as famílias não só produzem, bem como geram renda. O diferencial é que 30% da alimentação das galinhas, que vão produzir os ovos, serão do canteiro. Todo o sistema de irrigação será de gotejamento, com racionalização do uso da água e molhação apenas no lugar recomendado. Vamos levar para todas as áreas rurais essa proposta que contempla a horticultura e a produção de ovos. A idéia é que a família empreendedora nunca saia de casa para comprar o que comer, que essa família produza o suficiente para a subsistência e em escala organizada. Também pretendemos criar um selo de qualidade e oferecer os produtos para a merenda escolar e restaurantes - afirmou Eduardo Crespo.
O consultor em Agroecologia do Sebrae, Marcos Vasconcellos, confirma que o projeto tem foco grande na Lei da Merenda Escolar. "Temos 600 unidades dessas em andamento no estado do Rio de Janeiro. Viemos ajudar na implantação do projeto PAIS no município. A partir daqui a expectativa é de no máximo em dois ou três meses estruturemos uma proposta para mais famílias agricultoras", disse Vasconcellos.
O engenheiro agrônomo, o senegalês Aly NDiaye, criador da tecnologia do PAIS, explica que no Brasil mais de 20 mil municípios em 23 estados têm projetos de unidades de produção agroecológica. "A tendência é que a agroecologia vire uma política pública. Porque estimula a produção correta de alimentos sem produtos químicos", acredita NDiaye.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional