Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária aberto nesta quinta-feira
Começou nesta quinta-feira (8), o 2º Festival de Economia Solidária, com uma extensa programação, além de exposição de artesanato fabricado por artesãs do município, com peças para todos os gostos. O evento se estende até sábado (10), com a participação de várias secretarias.
Participaram da mesa de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Jivago Faria; representando a Secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, a Diretora do Departamento de Direitos Humanos, Eliana Tauil; e a coordenadora de Inclusão Produtiva, Ângela Márcia.
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar idéias, sem explorar os outros e nem destruir o meio ambiente. A proposta da exposição é apresentar os trabalhos das artesãs do município e, ainda, fortalecer cada vez mais os grupos de economia solidária, com inovações alternativas de geração e renda. Assim, o resultado dos trabalhos se transforma em resposta positiva a favor da inclusão social.
A coordenadora da Economia Solidária, Alba Cristina, diz que o Festival é de grande importância para a valorização cultural da região. “O Festival faz crescer o conhecimento. A participação dos grupos desperta o sentido da coletividade e a autogestão e, além de tudo, o respeito ao meio ambiente. Nossa posição é de apoio e orientação aos grupos já formados e aquelas pessoas que queiram se organizar para formar novos grupos”, finalizou Alba.
De acordo com diretora do Departamento de Direitos Humanos, Eliana Tauil, a inclusão produtiva é a porta de saída dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) na comercialização dos grupos de artesãos. “É muito gratificante a participação dos artesãos, que trouxeram para o festival um trabalho maravilhoso. Só tenho a parabenizar a grande equipe que faz acontecer a diferença”, afirmou.
A professora de Curso de Cerâmica da Uenf, Dilcéia de Araújo, participa pela segunda vez do evento e diz que a expectativa é que todos os grupos de artesanato superem as vendas do ano passado. “O município oferece o espaço para a exposição e isso é bom para nossa divulgação, contribuindo muito para o complemento da renda familiar dos profissionais”, ressalta a professora.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa