Notícia no detalhe
7º Festival da Arte Capoeira reunirá cerca de 250 atletas
Com participação de atletas de Campos e de outros estados, o Centro de Convenções da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf) servirá de palco de mais uma celebração da Semana Nacional da Consciência Negra com o evento “Festival da Arte Capoeira” neste final de semana (dias 19 e 20). Já em sua sétima edição, o evento esportivo reunirá praticantes da capoeira vindos do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Sergipe, contando com aproximadamente 250 atletas, sendo quase a metade pertencente ao município. A Prefeitura de Campos, por intermédio da secretaria municipal de Comunicação Social e a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, assim como a própria universidade federal e empresas privadas, estão apoiando o encontro.
Além das apresentações de capoeira de jovens pertencentes às comunidades do Matadouro e também da universidade parceira, o encontro permitirá o “batizado” de novos atletas, servindo para atrair um público estimado em 500 pessoas, já que a entrada será franqueada ao público. Sob a organização da Caymã Capoeira, tendo à frente, o mestre Ioclébio Valério Ferreira, o Peixinho, o festival terá no sábado (19), oficinas de capoeira e palestras. Na oportunidade, o contramestre paulista Cenourinha, do Grupo Fio da Navalha, falará a partir das 14h.
Em seu segundo dia (domingo, 20), o 7º Festival da Arte Capoeira irá brindar os presentes à Uenf, com atividades voltadas para a Campanha Água Pra Viver, além de jogos de atletas graduados e de grupos diversos de capoeiristas como os da Apae, apresentação de jongo e samba de roda e uma curiosa performance de instrumentistas com seus berimbaus, entoando o Hino Nacional Brasileiro. Todos esses eventos serão desenvolvidos a partir das 10h também no Centro de Convenções.
DST/Aids – No domingo, constando da programação preparada pela Caymã Capoeira, ligada à Associação de Cultura Brasileira de Arte Capoeira com braços em Campos e outros países como o Japão e dentro de mais algum tempo, a França, o festival irá aderir à uma campanha de conscientização do Programa DST/Aids que é desenvolvida dentro da universidade pela assistente social Maria Helena Ribeiro Barbosa. Preservativos e folhetos educativos serão distribuídos entre o público, sob o tema “A capoeira dá uma rasteira na Aids” – em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro).
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















