Notícia no detalhe
7º Festival da Arte Capoeira reunirá cerca de 250 atletas
Com participação de atletas de Campos e de outros estados, o Centro de Convenções da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf) servirá de palco de mais uma celebração da Semana Nacional da Consciência Negra com o evento “Festival da Arte Capoeira” neste final de semana (dias 19 e 20). Já em sua sétima edição, o evento esportivo reunirá praticantes da capoeira vindos do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Sergipe, contando com aproximadamente 250 atletas, sendo quase a metade pertencente ao município. A Prefeitura de Campos, por intermédio da secretaria municipal de Comunicação Social e a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, assim como a própria universidade federal e empresas privadas, estão apoiando o encontro.
Além das apresentações de capoeira de jovens pertencentes às comunidades do Matadouro e também da universidade parceira, o encontro permitirá o “batizado” de novos atletas, servindo para atrair um público estimado em 500 pessoas, já que a entrada será franqueada ao público. Sob a organização da Caymã Capoeira, tendo à frente, o mestre Ioclébio Valério Ferreira, o Peixinho, o festival terá no sábado (19), oficinas de capoeira e palestras. Na oportunidade, o contramestre paulista Cenourinha, do Grupo Fio da Navalha, falará a partir das 14h.
Em seu segundo dia (domingo, 20), o 7º Festival da Arte Capoeira irá brindar os presentes à Uenf, com atividades voltadas para a Campanha Água Pra Viver, além de jogos de atletas graduados e de grupos diversos de capoeiristas como os da Apae, apresentação de jongo e samba de roda e uma curiosa performance de instrumentistas com seus berimbaus, entoando o Hino Nacional Brasileiro. Todos esses eventos serão desenvolvidos a partir das 10h também no Centro de Convenções.
DST/Aids – No domingo, constando da programação preparada pela Caymã Capoeira, ligada à Associação de Cultura Brasileira de Arte Capoeira com braços em Campos e outros países como o Japão e dentro de mais algum tempo, a França, o festival irá aderir à uma campanha de conscientização do Programa DST/Aids que é desenvolvida dentro da universidade pela assistente social Maria Helena Ribeiro Barbosa. Preservativos e folhetos educativos serão distribuídos entre o público, sob o tema “A capoeira dá uma rasteira na Aids” – em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa