Dois projetos da Prefeitura de Campos que melhoram a renda de trabalhadores e geram oportunidades para milhares de pessoas estão participando do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2025. O Programa do Artesanato Campista concorre na categoria “Turismo e Identidade Cultural”, enquanto o Fundetáxi concorre na categoria “Inclusão Socioprodutiva”. Nesta quarta-feira (11), o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, e o consultor Lucas Pacheco visitaram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação para entrevistas e coleta de evidências sobre as duas iniciativas.
Criado em 2025, o Programa do Artesanato Campista tem como objetivo identificar os artesãos do município, seus locais de produção e tipos de produtos confeccionados. A partir dessas informações, a Diretoria de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação está criando uma base de dados mais completa que permita conhecer melhor as necessidades de cada artesão e direcionar políticas públicas para a realização de oficinas, qualificações, participação em eventos e orientações voltadas ao segmento. A primeira etapa foi a criação do Cadastro Municipal de Artesãos, que já conta com 760 profissionais inscritos.
A equipe do Sebrae visitou a artesã Amarilis Azevedo Costa, que mora em Poço Gordo e trabalha com crochê desde os 8 anos de idade. Atualmente, ela coordena o projeto “Crochetando Amizades”, que qualifica cerca de 30 mulheres da Baixada Campista para que se desenvolvam no artesanato e obtenham a autonomia financeira. “Ter o apoio da Prefeitura de Campos é muito gratificante para nós. Tem gente aqui que sobrevive exclusivamente dessa renda”, disse. Segundo a crocheteira, a inclusão no Cadastro Municipal dos Artesãos possibilitou uma maior visibilidade ao seu trabalho, com aumento de 50% na renda.

Também criado em 2025, o Fundetáxi oferece financiamento de até R$ 50 mil, através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), para que os taxistas de Campos renovem sua frota. O prazo máximo de pagamento é de 48 parcelas, com juros de 2% sem acréscimo da taxa Selic. Os recursos são do próprio Fundecam e retornam ao fundo, sem nenhum impacto no orçamento do município. Mais de 20 taxistas já aderiram. A meta é chegar a todos os 784 táxis em circulação no município, garantindo uma frota mais moderna, confortável e econômica à população.
Um dos taxistas beneficiados foi Manoel Augusto Ferreira da Silva, que trabalha com transporte desde 1983. Através do Fundetáxi, ele comprou um Ônix zero quilômetro. Além dos taxistas, o programa beneficia as concessionárias de veículo da cidade. Segundo Derli de Souza, consultora de vendas da Recreio, cerca de 15% das vendas da concessionária já são através da nova linha de financiamento do Fundecam.
Para o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Felipe Knust, Campos está no caminho certo, provando que é possível transformar a vida de milhares de empreendedores com otimização de recursos e ações de impacto. “Gerar oportunidades, melhorar a renda das pessoas e melhorar a qualidade de vida de todos, este é o compromisso assumido pelo prefeito Wladimir Garotinho, que move todos os nossos projetos. Agradecemos ao Sebrae por ser nosso parceiro em muitas dessas iniciativas. Esperamos que o reconhecimento chegue também através das premiações”.
Presidente do Fundecam, Orlando Portugal destacou que, desde 2021, o fundo de desenvolvimento trabalha com uma equipe aguerrida, voltada à excelência em atendimento e com apoio integral do prefeito Wladimir Garotinho. Em sua avaliação, os resultados obtidos são fruto de ações pensadas ainda no plano de governo e realizadas a várias mãos, tendo em vista os melhores resultados. “Vamos superar as expectativas em muito mais”.
As visitas técnicas aos projetos inscritos seguem até o dia 27 de fevereiro. De 11 a 25 de março, haverá a avaliação das iniciativas finalistas estaduais pela comissão julgadora e definição dos vencedores. A cerimônia de premiação e divulgação dos projetos vencedores da etapa estadual deve ocorrer no dia 14 de abril, no Rio de Janeiro.
“A participação de Campos no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora demonstra maturidade na gestão pública e compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ao investir em políticas que fortalecem os micro e pequenos negócios, a administração municipal impulsiona a economia local, gera oportunidades e consolida uma parceria estratégica com o Sebrae em favor do crescimento do território”, destaca o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche.