Notícia no detalhe
FMS promove doações na Aconchego e no CVA
A Gestão de Pessoas da Fundação Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira (24) duas visitas de equipes interdisciplinares em duas unidades ligadas à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). As crianças da casa de acolhimento Aconchego e do Centro de Vivência e Aprendizagem ganharam presentes, bolo, refrigerante e o mais importante, muito carinho. O trabalho integra o projeto “Adote um Lar”, da Semana do Servidor, desenvolvida pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos.
A primeira unidade a ser visitada foi a casa Aconchego, que atende atualmente 38 crianças que permanecem 24 horas sob a tutela da equipe da casa. A psicóloga Cláudia Balbino, que integra a equipe técnica do Lar, formada também por assistente social e pedagoga, disse que o trabalho da casa é desenvolvido com as crianças e seus familiares, e muitos são inseridos em programas sociais da prefeitura.
— Aqui recebemos crianças que são retiradas pela justiça das famílias por várias questões consideradas prejudiciais aos menores. Nós acolhemos as crianças que durante o dia estudam na rede municipal e são integradas a programas esportivos, como escolhinha de futebol e natação. Quando estão aqui participam de atividades recreativas e são acompanhadas por nossa equipe. Ações socioeducativas são desenvolvidas com objetivo e preparar a família para receber essa criança de volta em até dois anos, prazo estipulado pela justiça, caso contrário, ela vai para adoção — disse Cláudia.
No CVA, a equipe da FMS foi recebida com muita música. Um coral formado por crianças cantou e dançou músicas de autoria dos próprios professores da casa, com mensagens de fé e superação.
A assistente social da FMS Adriana Santos Barreto se emocionou com o carinho das crianças. “Dá vontade de levá-los pra casa. As equipes das duas unidades estão de parabéns”, disse Adriana, que foi acompanhada da técnica de enfermagem, Carmem Cortes; da auxiliar de enfermagem, Jeane da Silva Gomes, e da secretária Regina Lúcia Laves dos Santos.
De acordo com o coordenador do CVA, Sherllyn Alves, a unidade assiste 85 crianças, num regime diferente da casa Aconchego, No Centro de Vivência e Aprendizagem as crianças têm hora para entrar e sair: das 7h às 14h. “Nosso público é de 7 a 14 anos. Para ingressar precisa estar matriculado na rede ensino. A ideia é tirar as crianças das ruas e ocupar o tempo ocioso com atividades recreativas, culturais e educacionais”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa