Quando se fala em ações sociais para o bem-estar da população, Educação e Saúde devem andar juntas. Com este propósito, a Gerência de Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) esteve ativamente presente no I Seminário Municipal de Saúde da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais, realizado no final de novembro, na UFF. O evento foi realizado pelo Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
O propósito do evento foi reforçar o compromisso do município com a equidade racial no SUS, buscando fortalecer ações em conjunto e estabelecendo parcerias como determinantes sociais de saúde. Uma destas parcerias é com a Educação, conforme aponta o gerente de Diversidade e Inclusão da Seduct, Diego Henrique Nascimento, um dos palestrantes do evento.
O encontro reuniu profissionais de saúde, movimentos sociais, pesquisadores e lideranças comunitárias para discutir racismo estrutural, saúde integral e políticas públicas voltadas às especificidades da população negra e dos povos tradicionais. Entre os temas abordados estavam Educação Antirracista, importância da escuta das comunidades e construção coletiva de políticas.
Diego explica que a Educação foi apontada como um fator determinante social para auxiliar questões de Saúde, juntamente com Serviço Social e outros elementos. “A educação tem um papel fundamental no acesso às práticas de saúde e à medicina institucional. Isso porque a escola compõe parte de sua rede de proteção e acesso da sociedade aos serviços públicos que devem atuar de forma intersetorial para resolução das diversas necessidades das famílias, em especial as mais vulneráveis, público da educação pública no Brasil”, declarou.
Ao final do evento, foi redigida uma carta de intenções a respeito de linhas de ação em conjunto entre os participantes. Entre os principais pontos desta carta estão contato interinstitucional, criação do GT intersetorial, educação permanente nos territórios e articulação entre SUS, SUAS e educação, especialmente no CRAS.
Participação no Encontro Estadual da PNEERQ/RJ
Nesta segunda (8), Diego Henrique Nascimento está representando as iniciativas de Educação Quilombola da Seduct no Encontro Estadual da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola no Rio de Janeiro (PNEERQ/RJ). O evento tem como título “Diálogos pela Equidade e Estratégias para uma Educação Antirracista” e está sendo realizado na Faculdade Maria Thereza (FAMATH), em Niterói.
O propósito do encontro é reforçar a implementação da PNEERQ no território fluminense, reunindo representantes municipais para fomentar o diálogo interinstitucional. Durante o encontro, será apresentada a rede de agentes responsáveis pela política e haverá alinhamento de estratégias voltadas à formulação e à execução dos planos de ação. “Este é um momento essencial para reafirmarmos o compromisso com uma educação que respeita identidades, valoriza territórios e enfrenta o racismo com ações concretas”, classifica Diego.