A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) intensificou ao longo de 2025 um conjunto de ações voltadas à implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com o objetivo de ampliar a alfabetização na idade certa nas escolas de Campos dos Goytacazes. As iniciativas foram organizadas a partir dos cinco eixos que norteiam a política nacional: Gestão e Governança, Formação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.
As iniciativas mobilizam equipes técnicas, gestores e professores para articular intervenções pedagógicas e diagnósticos que orientem as intervenções em sala de aula. Para que estas ações sejam realizadas a contento, a execução acontece em regime de colaboração entre a gestão municipal, a Rede Nacional de Alfabetização (Renalfa) e parceiros institucionais. Nesse arranjo foram criados espaços permanentes de governança e rotinas técnicas que permitem acompanhar desde o planejamento até a aplicação de avaliações e a devolutiva pedagógica para as escolas.
Na esfera da gestão e governança, a Seduct consolidou o Comitê Municipal do CNCA como instância de monitoramento de metas e orientação às unidades escolares, além de coordenar etapas locais do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil **(**Pro LEEI) e das Trilhas Formativas, em parceria com instituições de ensino e pesquisa. Layla Constantino, articuladora municipal do CNCA, afirmou que é importante destacar o caminho percorrido pela rede municipal no diálogo com o programa, pois “o que era visto como consultoria externa evoluiu para uma política pública estruturante pautada em evidências e corresponsabilidade”.
A formação continuada recebeu atenção especial com seminários de abertura do ano letivo, ciclos mensais de capacitação e o desenvolvimento do Percurso Formativo da Alfabetização (PERFORMA), voltados a professores do ensino infantil ao quinto ano. Layla reforçou a centralidade do tema ao dizer que “a área da alfabetização ocupa um lugar central na construção de uma educação pública de qualidade e que fortalecer políticas e práticas nesse campo é investir na equidade e na inclusão da rede municipal”.
Os investimentos em infraestrutura pedagógica incluíram orientações para implementação dos Cantinhos de Leitura (através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE), curadoria de acervos adequados por faixa etária, distribuição de livros didáticos do CNCA para os anos iniciais e maior uso de tecnologias educacionais de apoio às práticas de leitura e escrita. Essas ações buscaram transformar ambientes escolares em espaços acolhedores que favoreçam a trajetória leitora desde a Educação Infantil.
Para valorizar e difundir experiências positivas a Seduct promoveu o Concurso Municipal Partilha de Saberes e Boas Práticas, com premiação de projetos relevantes e destaque para professoras que representaram o município em etapas regionais e estaduais. A experiência vitoriosa de Paloma da Silva Guimarães foi citada como exemplo de metodologia replicável, e a secretaria articulou a incorporação dessas práticas premiadas nas formações e acompanhamentos pedagógicos.
No campo das avaliações, a secretaria manteve o acompanhamento dos ciclos das Avaliações Contínuas da Aprendizagem da Plataforma CNCA e o suporte presencial na aplicação da Avaliação Alfabetiza RJ. A coleta e a análise dos dados ficaram a cargo da Diretoria de Análise de Dados e Estatística da Seduct, que orientou intervenções pedagógicas e reforçou a ideia de avaliação com caráter formativo e humanizado para subsidiar o planejamento municipal.
Outra iniciativa destacada por Layla é o I Simpósio Municipal de Educação, realizado em julho, no Teatro Municipal Trianon, em uma parceria entre Diretoria Pedagógica e Articulação Municipal CNCA com a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM). O evento reuniu especialistas, professores e gestores em torno de práticas sobre alfabetização, avaliação e recomposição das aprendizagens, com participação de nomes como o professor Cipriano Carlos Luckesi. As trilhas formativas continuaram no segundo semestre com oferta híbrida e presencial, ampliando o repertório pedagógico e promovendo estudos dirigidos, debates e certificações para formadores e professores.
A articuladora também considera importante a participação no IV Seminário Municipal Educação para a Diversidade, em agosto, no Teatro de Bolso. Na ocasião, houve a mesa redonda “Letramentos múltiplos: caminhos para uma alfabetização inclusiva e antidiscriminatória”. Foram apresentadas práticas pedagógicas que reconhecem as pluralidades linguísticas, de gênero, territoriais e socioculturais no processo de alfabetização.
Para fechar o balanço do ano, Layla Constantino ressaltou que o CNCA hoje faz parte do planejamento e das práticas pedagógicas da rede e que o processo ocorreu de forma gradativa, integrada e alinhada às necessidades das escolas e dos professores. Ela acrescentou que esse alinhamento evidencia um compromisso coletivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa e apontou como próximos passos a consolidação das formações e a continuidade das ações do Pro LEEI 2025 e 2026 em articulação com a comunidade escolar.