Dezenas de mulheres com mais de sete meses de gestação compareceram ao Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, para receber a dose da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. A vacinação foi aberta na manhã desta quinta-feira (11) pelo subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves; o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro; e a primeira-dama, Tassiana Oliveira. A imunização passa a integrar o calendário nacional e tem como público-alvo gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
“Meu filho ficou internado quatro dias. E hoje, saber que vai poder ter essa proteção é um presente muito grande. Viva a medicina, a evolução, o SUS, que hoje oferece gratuitamente essa vacina! E você, que é mamãe já com 28 semanas, venha se vacinar, proteger filho, porque a proteção já começa dentro da barriguinha. Venha logo. Toda equipe está preparada para receber vocês, mamães, para proteger esse bem maior, que são nossos filhos”, disse Tassiana, que é uma incentivadora da imunização em todas as fases da vida.

A enfermeira Nayara Monteiro Vieira Teodoro, com 35 semanas de gestação, espera o primeiro filho. Ela também destacou a importância da vacina. “Hoje é um dia muito importante para nossa cidade, que está liberando uma vacina cara, à qual nem todo mundo tem acesso, e agora estamos conseguindo tomar pelo SUS. Muitas mães já tiveram seus filhos e não tiveram a oportunidade de receber a dose, então, isso é muito importante”, declarou.
Entre as vacinadas está a empreendedora Iriz Ribeiro Gonçalves de Souza, grávida de 38 semanas do segundo filho. “Estou muito feliz por esse momento, em poder estar prevenindo não só a mim, mas o meu bebê também nessa reta final de gestação. Só tenho a agradecer a Deus. Mamães, aproveitem essa oportunidade. É um momento único de prevenção para você e para seu bebê. Todo cuidado que a gente puder ter para nossos filhos e a oportunidade que o governo está nos concedendo da vacinação, a gente tem que estar agarrando. Venham se vacinar”, disse.

O subsecretário de Saúde destacou que o município recebeu aproximadamente 1.600 doses da vacina, sendo 120 aplicadas em menos de duas horas. Ele avaliou como positiva a adesão das gestantes registrada nas primeiras horas dedicadas à imunização.
“É a primeira vez que temos essa vacina inteiramente gratuita na cidade. Hoje tivemos uma adesão bastante significativa. A expectativa é que até o final do expediente a gente vacine aproximadamente 300 mães. O principal benefício da vacina é para as crianças, uma vez que ela fica protegida contra o vírus sincicial respiratório, que é um vírus causador da bronquiolite e outras doenças respiratórias”, destacou.
A portuária Késia Toledo, 34 semanas, comentou sobre a importância da disponibilização da vacinação na rede pública.
“Fiquei muito feliz quando descobri que na rede pública ia ter a vacinação e deu tempo de eu tomar. Fui muito indicada pela minha médica, a doutora Patrícia, para fazer a vacinação. E agradeço à rede pública. Passei por muitas dificuldades na minha gravidez, então, por isso que eu não perdi a oportunidade de tomar nenhuma vacina”, disse a gestante.
Para receber a dose da vacina, é indispensável que a grávida apresente algum documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal ou exames comprobatórios. Também serão aceitos relatórios médicos ou de outro profissional de saúde de nível superior. Além disso, é necessário que a gestante leve um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se possível.