O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, inaugurou o novo ambulatório do Hospital Geral de Guarus (HGG) na tarde desta quarta-feira (3) e, na ocasião, anunciou que no hospital vai funcionar uma unidade de emergência em saúde mental para pacientes em surto psiquiátrico. O novo serviço funcionará na área do antigo laboratório do hospital, que será reformado para adaptação.

“O que parecia impossível está de pé. As obras que iniciamos há quatro anos estão sendo finalizadas hoje com a entrega do ambulatório que vai atender não só a população de Guarus, como de toda a cidade de Campos. Aproveito para anunciar em primeira mão que o HGG se tornará um local de emergência para pacientes em surto psiquiátrico. Desta forma, os pacientes que precisam deste atendimento específico terão um espaço apropriado para o atendimento especializado em saúde mental”, contou o prefeito, já convocando o mestre de obras para o início dos trabalhos de adaptação do espaço para a unidade de emergência em saúde mental na próxima semana.
O novo ambulatório possui uma área aproximada de 350 metros quadrados, 12 consultórios equipados com mobiliários modernos. Ele oferece consultas pré-operatórias em urologia, proctologia e ginecologia, pequenas cirurgias dermatológicas, teste ergométrico e risco cirúrgico com cardiologista, entre outros.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, disse que a expectativa é de que o HGG amplie os serviços do ambulatório para mais especialidades, incluindo realização de biópsias para diagnóstico do câncer.
“A população pode comemorar a fase final de reestruturação do hospital, com ampliação e reforma. Temos importantes salas e consultas especializadas para um atendimento de qualidade para todos aqueles que buscam cuidado. A partir de agora, o próximo passo é centralizar procedimentos importantes aqui, como execução de biópsias para diagnóstico do câncer”, falou.
Para o superintendente do HGG, Vitor Mussi, a inauguração do ambulatório marca o retorno de um grande setor de atendimento.
“O ambulatório teve que ser fechado durante a Pandemia de Covid-19 e, com este retorno, estamos gradativamente retomando o atendimento às especialidades médicas. É um marco importante para o HGG e, obviamente, favorece o tratamento ao paciente”, explicou Mussi.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, destacou que o ambulatório do Hospital Geral de Guarus será um ambulatório especializado, com características próprias do HGG. “A ideia é que ele funcione para cirurgia geral, atendendo pacientes que foram atendidos. É ambulatório de urologia cirúrgica, ginecologia, dermatologia cirúrgica e proctologia. Trata-se de um serviço especializado, algo que antes não existia na cidade, oferecendo ao paciente que passou ou passará por um procedimento cirúrgico a oportunidade de manter contato direto com a equipe responsável que irá operá-lo”, destacou.
No dia da inauguração, Eulália Ribeiro Gomes, buscou atendimento com ginecologista.
“Eu estive aqui em 2019, quando sofri um AVC e fiquei internada. Fui muito bem tratada, mas o hospital estava com a estrutura abalada. Voltando hoje para esta consulta eu vejo que tudo mudou. O hospital está lindo, novo e muito bem cuidado”, contou.
O ambulatório será gerenciado pela servidora Solange do Nascimento.
“É com muita alegria que estou aqui e isso representa muitas coisas. Sou concursada há 23 anos nesse hospital e trabalhei embaixo de chuva e embaixo de sol quando os pacientes estavam de sombrinhas e macas. Eu sabia que o prefeito ia construir um hospital novo e dar dignidade para essas pessoas”, concluiu Solange.
HGG CONQUISTA 100% DE OBRAS
As obras de reformulação do HGG começaram em 2021, nos primeiros meses de mandato do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e do vice-prefeito, Frederico Paes. No ano seguinte, a Nova Emergência do HGG foi entregue. Em agosto de 2023, o novo Centro de Tratamento Intensivo do HGG passou a funcionar. Em julho de 2024 foram inaugurados o novo centro cirúrgico e a nova Pediatria. Ainda em 2025, a nova clínica médica foi inaugurada e a nova clínica cirúrgica passou a funcionar em novembro de 2025. O complexo administrativo do hospital também foi reformado e é onde funciona a direção do hospital.