O aluno Lorran de Almeida Fernandes, do 6º ano da E.M. Eloy Ornelas, foi um dos estudantes a conquistarem medalha de bronze na Maratona Nacional de Tecnologia (Maratona Tech 2025), em reconhecimento ao projeto apresentado pela escola. O resultado foi divulgado na última semana e foi celebrado em uma cerimônia na própria escola, com a presença dos pais de todos os alunos participantes e da comunidade escolar. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Diretoria de Programas e Projetos, e destacou o desempenho dos alunos no uso de ferramentas de inteligência artificial para propor soluções a problemas reais.
Na etapa final do Nível 1, voltado a estudantes do 6º e 7º ano, Lorran apresentou um algoritmo que buscou mitigar o bullying a partir da solução proposta em equipe na fase anterior. Na primeira fase da maratona, 14 alunos da escola entre 33 inscritos discutiram temas locais e escolares e validaram prompts em ferramentas de IA como Gemini, GPT e Deepseek. A orientação direta do trabalho de Lorran foi feita pela professora Carla Mara Martins de Paula, que acompanhou o desenvolvimento do projeto desde a proposta em grupo até a finalização do algoritmo.
A Maratona Tech propôs aos participantes refletir sobre como a inteligência artificial pode ser empregada por profissionais para resolver problemas do mundo real. No caso da E.M. Eloy Ornelas, a escolha pelo enfrentamento do bullying guiou todo o processo de pesquisa, testes e refinamento do código, etapas que exigiram tanto trabalho coletivo quanto dedicação individual.
Anna Karina Vieira de Azevedo Y Oviedo, diretora de Programas e Projetos, comentou sobre o papel dos docentes e da gestão escolar, afirmando que "os professores de tecnologias digitais das nossas escolas são fundamentais para que os alunos entendam a lógica da IA e apliquem essa ferramenta em problemas concretos. Ela aponta ainda que a diretoria tem trabalhado para criar condições e incentivar ações inovadoras como esta na rede municipal.
A participação da Escola Municipal Maria Lúcia também merece destaque porque a unidade recebeu menção honrosa na competição nacional. Os estudantes desta escola desenvolveram wireframes com propostas como Proteção Cidadã, Cuidar Mais Saúde Mental e SOS Escolas RJ, iniciativas assinadas por Kauã Pereira, Daniel Rangel e Lucas Tenório nas fases finais do desafio. A orientação em tecnologias educacionais esteve a cargo da professora Danielle Palmeira, com o acompanhamento dos professores regentes Vitor Arruda em Matemática e Rudmar Marques em Língua Portuguesa, o que demonstrou o engajamento dos alunos da EJA e a viabilidade das ideias apresentadas.
A Maratona Tech 2025 é uma competição nacional gratuita voltada a estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas e privadas, que tem por objetivo aproximar jovens do universo tecnológico. A maratona oferece materiais de apoio em formato de vídeos e PDFs para as fases de trabalho e estrutura um desafio em duas etapas em que as escolas desenvolvem propostas em grupo e, em seguida, alunos selecionados apresentam soluções individuais em ambiente nacional.
Além de premiar desempenho técnico, a Maratona Tech busca estimular protagonismo estudantil e desenvolver competências previstas na Base Nacional Comum Curricular como pensamento científico, criatividade, cultura digital, autogestão e autonomia. A iniciativa privilegia a inclusão e a equidade ao permitir a participação sem custo e sem exigência de conhecimento prévio, oferecendo possibilidades concretas como medalhas, certificados, bolsas e oportunidades de imersão que ampliam o acesso a carreiras e experiências na área de tecnologia.