A Academia Campista de Letras (ACL) recebeu um público atento e curioso nesta sexta (28) para o lançamento do ebook “Por onde andará o Cratscá?”. A publicação digital resultou de um concurso literário promovido pelo programa Mais Ciência na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), envolvendo alunos da rede municipal. O evento marcou a apresentação oficial da obra e celebrou o protagonismo dos estudantes na construção de narrativas que valorizam a identidade cultural de Campos dos Goytacazes.
O concurso literário propôs a continuidade da narrativa do personagem criado por Sylvia Paes e Carmen Eugênia Sampaio no livro “O Indiozinho Cratscá”, da coleção Tô Chegando (2015). O vencedor da disputa foi Mateus Lima Cardoso, aluno da EM Clóvis Tavares, que ganhou, além de troféu e medalha, um smartphone. A publicação digital pode ser acessada
AQUI, no Portal PAE. Nessa história, Cratscá ouve conselhos de diversos animais para resgatar seu amigo sagui, capturado por caçadores, em uma jornada de paciência e coragem.
A obra mantém a parceria com o ilustrador Alicio Gomes, que assina novamente as imagens do ebook, contribuindo para a unidade visual entre a publicação original e a nova edição. A presença do ilustrador no projeto foi destacada por professores e organizadores como elemento que aproxima os estudantes do processo editorial, desde a concepção até a finalização do material. Alicio considera que sua participação nessa nova publicação “não só consolida a identidade visual do projeto como também reforça o compromisso pedagógico e afetivo da obra com seus leitores”.
No evento, foram premiados também 10 estudantes que participaram do concurso. Os alunos selecionados são das escolas municipais Farol de São Thomé, Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, Clóvis Tavares, Iniciação Agrícola José Francisco Motta Vasconcelos, Wilson Batista, Olavo Alves Saldanha Filho, Guida Almeida Pinto de Oliveira, Manoel Simões Resende e Afrânio Peixoto Rotary III.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, esteve presente, representando a Seduct e parabenizou todos os alunos selecionados. “Estou diante de futuros profissionais, pessoas talentosas que estão em formação. E programas como o Mais Ciência na Escola existem para garantir que essa formação forme esses talentos como devem ser formados”, disse Henrique.
Carla Salles, gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct e responsável pelo Mais Ciência na Escola, falou sobre o significado da iniciativa: “É motivo de muito orgulho e é uma realização para o programa ter projetos que se concretizam como produto, e ainda sendo feitos pelos nossos alunos da rede municipal”, declarou.
Seguindo os passos de Cratscá
O ebook “Por onde andará Cratscá?” reaplica a dinâmica que já havia resultado na publicação de “Ururau Pançudo – A Lenda Continua”, texto vencedor de outra edição do concurso, que transformou a redação da aluna Thiana Sales de Souza em livro lançado na 12ª Bienal do Livro de Campos. O êxito daquela publicação motivou a Seduct a ampliar o modelo para outras obras da coleção Tô Chegando, especialmente neste ano em que a coleção completa dez anos de circulação.
Sylvia Paes celebrou a continuidade das narrativas e comentou sobre o papel da infância na preservação de memórias e saberes locais. “Ver jovens retomando Cratscá me enche de esperança, porque contar histórias é também ensinar a cuidar das nossas raízes. Esses textos mostram que a tradição pode ser reinventada sem perder a sua força”, disse. Para Carmen Eugênia, esta é uma oportunidade para mostrar que os alunos da rede municipal “ têm dado uma grande contribuição para a produção literária, com grande potencial para desenvolver histórias”.