Notícia no detalhe
Campos irá representar o Norte Fluminense na etapa final do Prêmio Magda Soares
O projeto “Na Mala dos Gêneros: textos que viajam”, coordenado por Paloma Guimarães, foi o vencedor da categoria Alfabetização, enquanto “Palavras que Contam Histórias”, de Luciana Maraia, conquistou 3º lugar em Recomposição
Dose dupla da Educação de Campos na etapa regional do II Prêmio Magda Soares, realizada nesta segunda (6), no IFF Campus Centro. O projeto “Na Mala dos Gêneros: textos que viajam”, coordenado por Paloma da Silva Guimarães, foi o vencedor da categoria Alfabetização, enquanto “Palavras que Contam Histórias”, de Luciana Maraia, conquistou terceiro lugar em Recomposição. A iniciativa educacional de Paloma irá representar a região Norte Fluminense nesta categoria na etapa estadual do prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc/RJ). A próxima etapa acontecerá no Rio de Janeiro, em novembro.
Para Paloma, vencer a etapa regional significa ainda mais responsabilidade como educadora. “ Quando subi ao palco para apresentar, meu coração estava acelerado. Mas não era nervosismo, era a certeza de que estava ali representando 26 crianças que me ensinaram, todos os dias, que alfabetização é muito mais do que decodificar letras. Esta vitória me enche de responsabilidade. Significa que preciso continuar, compartilhar, inspirar outras práticas. Significa que a Mala dos Gêneros precisa viajar para além da minha sala de aula”, declara, emocionada e empolgada com o reconhecimento.
Luciana Maraia também estava feliz com a colocação de seu projeto. “O mais relevante é poder fazer ecoar as diversas vozes de estudantes da escola, com suas produções textuais, e impactar outras realidades a partir do trabalho realizado. Contribuir com o desenvolvimento da alfabetização emancipatória, por meio de práticas que envolvem a representatividade e o pertencimento étnico racial, é impactar vidas”, comenta a professora.
A articuladora regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Neidimar Abreu, compartilha da mesma alegria. “Foi uma emoção muito grande ver nosso município em primeiro lugar nas práticas de alfabetização e em terceiro lugar na recomposição das aprendizagens. É muito bom ter nosso trabalho bem representado numa dimensão regional”, disse.
Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, a participação de duas boas práticas educacionais na etapa regional da premiação já era um reconhecimento da dedicação dos profissionais de ensino da cidade. “Agora temos mais uma prova do valor de nossos esforços por uma educação de qualidade. E iremos ainda mais longe, teremos muitas outras conquistas ainda”, comemora a secretária.
Na categoria Alfabetização, “Versos que ensinam: alfaletrando com o hino de Rio das Ostras”, de Tamires Elaine Barbosa Reis, da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Reunidas Atlântica, Rio das Ostras, e “A importância da leitura e da escrita na aprendizagem de ciências”, de Dyula da Silva Machado Folly, da Escola Municipal Maria Cristina Castello Branco da Cruz, de Macaé, conquistaram segundo e terceiro lugar.
“Escrevendo Nossa História: Jornada de Leitura e Escrita do 5º ano””, de Edilane Pereira Cardoso, da Escola Municipal Modelo Herval Luiz dos Santos Batista, de São Francisco do Itabapoana, foi a vencedora em Recomposição e representará a cidade na etapa final. “Do conto ao reconto: a fluência com encanto”, de Geovani Rodrigues Rosa, da E. M. Ignácio Hugo de Souza, de Quissamã, ficou em segundo. Ao todo, 10 municípios do Norte Fluminense disputaram a etapa regional. Além de Campos, as demais cidades participantes foram Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra.
Projetos de Campos partilhando saberes
Coordenado por Paloma da Silva Guimarães, o projeto “Na Mala dos Gêneros: textos que viajam” é desenvolvido na Escola Municipal José do Patrocínio. A proposta utiliza uma mala simbólica como repositório de produções escritas e registros fotográficos. A professora trabalhou no primeiro semestre de 2025 com poemas rimados, quadros de rotina visual, cartas com aliteração e apresentações para as famílias, buscando articular leitura, produção textual e participação da comunidade escolar.
“Foi assim, entre receitas de massinha, poemas cheios de rimas, cartas escritas com propósito real e fábulas que ensinavam valores, que testemunhei a transformação mais bonita que uma professora pode ver: crianças que não acreditavam em si redescobrindo o prazer de aprender”, relata Paloma.
Já o projeto de Luciana Maraia foi realizado na Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo. A iniciativa contou com oficinas de contação e reescrita de narrativas, incorporando tecnologias educativas e gêneros digitais como ciberpoemas e nuvens de palavras. A ação valorizou o repertório cultural dos estudantes e estimulou publicações em formato digital na página da escola para ampliar o hábito de leitura e fortalecer discussões sobre pertencimento étnico racial.
Sobre o prêmio
O Prêmio Magda Soares nasceu com a intenção de identificar, valorizar e difundir experiências pedagógicas que contribuam para a alfabetização e para a recomposição das aprendizagens nas redes públicas municipais. Homenageia Magda Becker Soares referência nacional em alfabetização e letramento e é realizado pela Seeduc/RJ em parceria com Undime RJ, em alinhamento com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A iniciativa privilegia práticas que combinam criatividade, rigor pedagógico e possibilidade de replicação em contextos diversos.
Além do reconhecimento, o prêmio cumpre papel de disseminação de métodos e trocas entre municípios ao promover encontros regionais e uma fase estadual, onde as práticas vencedoras competem por maior visibilidade. A expectativa dos organizadores é que a circulação dessas experiências contribua para o alcance da meta estadual de alfabetizar todas as crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e para a construção de uma cultura de valorização docente nas redes municipais.
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