Notícia no detalhe
Educação lança projeto Mais Extensão Universidade-Escola
O objetivo é integrar as Instituições de Ensino Superior (IES) do município à Rede Municipal de Ensino
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) lançou o projeto Mais Extensão Universidade-Escola neste mês. O objetivo é integrar as Instituições de Ensino Superior (IES) do município à Rede Municipal de Ensino, promovendo a articulação estruturada das ações extensionistas universitárias com as demandas e potencialidades da educação básica local. Acesse o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) para conhecer os objetivos e como participar (AQUI).
Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, por meio dessa iniciativa, os coordenadores e docentes das IES podem cadastrar e direcionar seus projetos e estudantes de extensão para atuação nas escolas municipais, com suporte pedagógico, logístico e científico da equipe técnica da Seduct. Essa articulação fortalece o cumprimento da exigência legal de destinar 10% da carga horária dos cursos de graduação a atividades de extensão, garantindo que elas estejam alinhadas aos contextos reais da rede pública de ensino.
O Mais Extensão Universidade-Escola está diretamente articulado ao Programa Mais Ciência na Escola, que já reúne mais de 100 projetos desenvolvidos nas unidades escolares e promove a iniciação científica entre estudantes da educação básica, por meio de pagamento de bolsas de estudo.
“Essa integração possibilita que os extensionistas universitários atuem de forma colaborativa em ações já existentes de popularização da ciência, inovação educacional e formação de jovens cientistas, potencializando os impactos de ambas as iniciativas. Assim, o projeto consolida uma ponte entre universidade e escola, ampliando o compromisso social das IES, contribuindo para a melhoria da aprendizagem na rede municipal e fortalecendo a cultura científica e cidadã no território campista”, informou Tânia.
De acordo com o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, também são os objetivos do programa: articular as ações extensionistas com o projeto Mais Ciência na Escola, potencializando iniciativas já existentes de popularização da ciência, inovação educacional e formação de jovens cientistas na educação básica; e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e da formação cidadã e profissional dos estudantes universitários, fortalecendo o compromisso social das instituições de ensino superior e estimulando a produção de conhecimento voltada às demandas e potencialidades do território local.
“Com isso, poderemos ampliar a oferta de cursos de capacitação, workshops e palestras para professores, gestores escolares e demais profissionais da educação, visando ao aprimoramento de suas práticas pedagógicas e administrativas; o desenvolvimento de projetos e atividades que auxiliem no reforço escolar, na melhoria da aprendizagem dos alunos e na promoção de uma educação de qualidade”, explicou Henrique.
Também estão previstos, segundo Henrique: realização de eventos culturais, exposições, apresentações teatrais, musicais e outras manifestações artísticas, contribuindo para a valorização da cultura local e o enriquecimento do ambiente escolar; e o engajamento de estudantes universitários em projetos que visam contribuir para o desenvolvimento social e comunitário, promovendo a integração entre a universidade, escola e sociedade (Programas de Extensão Comunitária).
Áreas do Conhecimento
A gerente de Programas e Projetos Escolares da Seduct, Ludmila da Mata, acrescentou que a articulação de projetos de extensão das Instituições de Ensino Superior com os projetos do Mais Ciência na Escola acontecerá por meio de ações como o projeto Padrinhos da Ciência e outras colaborações técnico-científicas.
“O Mais Extensão poderá atuar em diferentes áreas do conhecimento como saúde e bem-estar; Esporte e lazer; Meio ambiente e sustentabilidade; Tecnologia e inclusão digital; Cidadania, direitos humanos e diversidade; Educação financeira e empreendedorismo; Memória, história e patrimônio local, por exemplo. Tudo isso com suporte logístico, pedagógico e científico da Seduct, para que as ações sejam relevantes e ajustadas às necessidades da escola. Participe e cadastre seu projeto, vamos juntos transformar ideias em ação”, destacou Ludmila.
A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Debora Guerra, falou sobre a iniciativa. “Essa é uma articulação planejada em que professores, coordenadores de projetos levam os seus estudantes para atuarem nas escolas. Poderemos ampliar a formação continuada de professores, o reforço pedagógico, a inclusão digital e projetos comunitários. E para participar, os coordenadores devem cadastrar seus projetos num formulário específico, o que vai permitir que sejam levantadas as demandas articuladas nas ações. Seja em ciência, formação, cultura, inclusão digital, a universidade e as escolas juntas constroem mais oportunidades para os nossos estudantes”, declarou.
Acesse o formulário de inscrição aqui, consulte os projetos e escolha aquele que mais combina para cumprir as atividades de extensão do seu curso.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/10/2025 17:30:54 Liceu de Humanidades de Campos recebe ação de vacinação para adolescentes e jovens
- 09/10/2025 16:28:16 Uenf divulga classificação da 1ª etapa para estágio no Arquivo
- 09/10/2025 14:46:43 Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
- 09/10/2025 11:08:03 Saúde faz chamamento para adesão à Campanha Nacional de Multivacinação
- 09/10/2025 10:58:06 Celebração de Dia das Crianças no próximo sábado na Cidade da Criança
Liceu de Humanidades de Campos recebe ação de vacinação para adolescentes e jovens
0910 16h28Uenf divulga classificação da 1ª etapa para estágio no Arquivo
0910 14h46Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
0910 11h08Saúde faz chamamento para adesão à Campanha Nacional de Multivacinação
0910 10h58Celebração de Dia das Crianças no próximo sábado na Cidade da Criança
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município