Notícia no detalhe
Quilombolas passam a contar com Plano de Equidade na Atenção Primária à Saúde
O plano contempla ações como campanhas conjuntas sobre saúde da população negra, saúde da mulher e prevenção de violências
A Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ), deu início, nessa semana, ao Plano Regional de Equidade, voltado para garantir assistência integral em saúde às sete comunidades quilombolas do município.
O plano contempla ações como campanhas conjuntas sobre saúde da população negra, saúde da mulher e prevenção de violências. Também prevê a definição de prioridades regionais, a capacitação das equipes da Estratégia de Saúde da Família para o adequado preenchimento do quesito raça/cor e o monitoramento das iniciativas desenvolvidas.
As ações foram definidas em reuniões que contaram com a participação de gestores da APS, representantes do PAAQ, do Comitê de Saúde Integral da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais (CSIPNPCT), além de coordenadores de UBSF, enfermeiros e médicos. A mais recente aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde, no dia 30 de setembro, com o objetivo de organizar a presença regular dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) junto aos moradores das comunidades quilombolas, fortalecendo a atenção primária no território.
A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, destacou que o primeiro passo é garantir a presença dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos territórios, de forma a compreender as necessidades da população, identificar as demandas apresentadas e atuar na promoção da saúde, prevenção de doenças e desenvolvimento de ações educativas.
“Nossa proposta inicial é que os profissionais da ESF estejam inseridos nesses territórios, participando de atividades nas associações de moradores, escolas, praças e outros espaços de encontro coletivo. Ao mesmo tempo, buscamos assegurar uma assistência individualizada, por meio de visitas domiciliares e atendimentos direcionados às demandas que surgem dentro da comunidade”, explicou.
A coordenadora do PAAQ, Celeste Gomes, explicou que, agora, o programa está vinculado à Atenção Primária à Saúde e por isso a estruturação do plano para fortalecer o atendimento junto às comunidades quilombolas. “Estamos fazendo uma junção de esforços para trabalhar com as UBSF mais próximas dos quilombos e com os médicos da Estratégia de Saúde da Família. Dessa forma, o acesso fica mais tranquilo, e conseguimos direcionar o atendimento às pessoas da comunidade que mais precisam”, destacou.
Neste primeiro momento, o Plano Regional de Equidade vai contemplar as comunidades quilombolas do Sossego, Lagoa Feia, Conceição do Imbé, Aleluia, Batatau, Cambucá e também o quilombo urbano de Custodópolis. Além disso, diversos assentamentos serão incluídos na iniciativa, ampliando o alcance das ações de saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/10/2025 10:27:54 Quilombolas passam a contar com Plano de Equidade na Atenção Primária à Saúde
- 05/10/2025 08:17:06 Iluminação Pública conclui serviços em Lagoa de Cima e mais quatro localidades
- 04/10/2025 23:51:07 Fiéis lotam a Praça do Santíssimo Salvador durante o Festival Adora Campos
- 04/10/2025 16:06:12 Gestores escolares participaram da Imersão Força Saeb neste sábado
- 04/10/2025 15:29:46 Secretaria de Gestão de Pessoas realiza reunião com RHs e Departamentos de Pessoal
Quilombolas passam a contar com Plano de Equidade na Atenção Primária à Saúde
0510 08h17Iluminação Pública conclui serviços em Lagoa de Cima e mais quatro localidades
0410 23h51Fiéis lotam a Praça do Santíssimo Salvador durante o Festival Adora Campos
0410 16h06Gestores escolares participaram da Imersão Força Saeb neste sábado
0410 15h29Secretaria de Gestão de Pessoas realiza reunião com RHs e Departamentos de Pessoal
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município
6Desfile de 7 de setembro leva mudança climática ao centro das comemorações