A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) teve 11 projetos selecionados para a etapa estadual da terceira edição do Prêmio Educador Transformador, classificando iniciativas vinculadas à Gerência de Popularização de Ciência e Tecnologia, à Diretoria de Programas e Projetos e ao Programa Mais Ciência na Escola. As propostas abarcam categorias que vão de inovações pedagógicas e metodologias ativas à gestão educacional transformadora, passando por inclusão e sustentabilidade, e avançam agora para uma etapa de desenvolvimento dentro do estado com mentorias e aperfeiçoamento técnico.
Quatro projetos do Mais Ciência na Escola foram selecionados, sendo três em Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas e um em Inclusão e Sustentabilidade na Educação. Na primeira categoria foram aprovados os projetos “Uso do material concreto para o ensino da matemática”, de Danielle Peixoto; “Prática de laboratório de história na escola”, de Igor Pacheco Teixeira; e “Guardiões da ciência: um clube de ciências com salas temáticas e escape room”, de Walquíria Rangel da Silva Petrucci. Na categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação foi aprovado “Artesanato com madeiras nativas da região e a geometria”, de Douglas Chagas de Oliveira. Essas categorias são voltadas para professores.
Na categoria Gestão Educacional Transformadora, exclusiva para gestores, a Seduct teve representação com projetos ligados tanto à Gerência de Popularização de Ciência e Tecnologia quanto à Diretoria de Programas e Projetos. Da Gerência avançaram quatro propostas, entre as quais está o “Programa municipal Mais Ciência na Escola”, de Carla Salles, além dos projetos “Implantação e estruturação do núcleo de orientação profissional, acompanhamento e permanência de alunos e egressos da rede municipal”, de Gustavo Gomes Chagas; “Projeto laboratório móvel viajando na ciência”, de Vivian de Freitas Manhães; e “Gincana científico e tecnológica”, de Emilane Pinheiro da Cruz Lima.
Da Diretoria de Programas e Projetos foram escolhidos “Estação Educação: o ensino por videoaulas na rede municipal de Campos dos Goytacazes”, de Anna Karina Vieira de Azevedo Y Oviedo; “Curta Campos na escola: o protagonismo estudantil em produções audiovisuais”, de Carolina Carlos da Silva de Souza Sobrinho; e “Robótica educacional: caminhos para uma prática pedagógica inovadora”, de Luciane dos Santos Morais.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, considera que, apesar de já serem constantes as premiações que os projetos da Seduct vem alcançando em nível regional e nacional, isso não é algo trivial ou fácil. “É fruto de muito trabalho e muito comprometimento da equipe que, principalmente, está lá na ponta, na escola, fazendo a educação acontecer. E entre os estudantes tem um impacto muito positivo, pois aqueles que serão premiados não são estudantes que eles viram na televisão ou viram no jornal de fora. São estudantes que convivem na mesma sala de aula, na mesma escola, na mesma rede municipal. Isso vai refletir nos nossos indicadores”, declara.
Carla Salles, gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, avaliou que as propostas qualificadas são fruto de uma política contínua de investimento. Ela destacou que aproximar a ciência do cotidiano escolar cria um ambiente propício para inovação pedagógica e gestão transformadora e afirmou que “é motivo de orgulho que quatro delas estão vinculadas ao Programa Mais Ciência na Escola”. Carla frisou que esse reconhecimento confirma o impacto das ações de popularização científica desenvolvidas pela Seduct.
A professora Walquíria Rangel da Silva Petrucci contou que a experiência escolar a motivou a buscar novas formas de ensinar e que o contato com o Programa Mais Ciência na Escola ampliou as possibilidades de envolvimento dos alunos. “Desde que entrei na EM Frederico Paes Barbosa senti a necessidade de trabalhar com os alunos de uma forma diferente”, disse Walquíria. Ela apontou ainda que as feiras de ciência e a participação em eventos tornaram os estudantes multiplicadores das práticas vivenciadas e que a qualificação para a etapa estadual é uma oportunidade para compartilhar metodologias ativas.
O professor Igor Pacheco Teixeira ressaltou o papel do Laboratório de História da Escola Municipal José do Patrocínio no processo de formação dos alunos e na replicabilidade do método implementado. Ele afirmou que “a participação no Prêmio Educador Transformador muito se deve ao fato de que o trabalho executado pelo Laboratório nos dois últimos anos tem dado frutos valiosos”. Explicou também que o maior ganho percebido foi a transformação no olhar e nas competências dos estudantes ao lidar com o conhecimento científico e que levar o nome do laboratório para além dos muros da escola é motivo de orgulho.
Anna Karina Vieira de Azevedo Y Oviedo, diretora de Programas e Projetos, avaliou o conjunto de iniciativas como reflexo dos investimentos do município na educação. Ela disse que “os projetos de Robótica, Curta Campos na Escola e Estação Educação contribuem para uma educação integral e para o letramento digital dos educandos e educadores”, ressaltando que o engajamento de professores e alunos demonstra resultados concretos das políticas públicas implementadas em Campos.
Próximos passos
Os projetos aprovados seguem agora para a jornada estadual de desenvolvimento, que ocorrerá até dezembro e terá etapas de imersão, ideação, prototipação e avaliação por pares e por comissões técnicas. Os primeiros colocados em cada categoria no âmbito estadual serão divulgados no site oficial do Prêmio Educador Transformador em 16 de fevereiro de 2026, e os selecionados por estado avançarão para a jornada nacional de desenvolvimento, que acontecerá de 23 de fevereiro a 23 de abril de 2026.
A etapa nacional reunirá os vencedores estaduais em atividades de aperfeiçoamento e nova avaliação com foco em escalabilidade e impacto. Os resultados finais por categoria serão anunciados durante a programação da Bett Brasil em 6 de maio de 2026. No plano de premiação, os primeiros colocados estaduais recebem troféus, selos e acesso para disputar a fase nacional, e os vencedores nacionais são contemplados com troféus, certificados, prêmios materiais como notebooks e convites para participação em eventos internacionais de educação, conforme previsto no regulamento.