Notícia no detalhe
Curso de Libras para os professores municipais
Com o objetivo de levar a inclusão social a todos os alunos da rede municipal de ensino, professores da rede participam do Curso de Libras, que é oferecido pela Coordenação Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação (SMEC). A língua oficial dos surdos é uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) a todos os professores de licenciatura para garantir aos profissionais interação em sala de aula.
O projeto de implantação da língua dos sinais acontece desde 2002, em 45 escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a professora especialista de Libras, Neusa Coutinho, a rede possui cerca de 50 alunos Surdos, mas os alunos considerados normais, também aprendem a língua oficial dos Surdos. “É importante que todos na sala de aula aprendam Libra para que o surdo não se sinta excluído, para isso, os professores passam pela capacitação semanalmente,” informou Neusa.
Para a professora de sala de recurso, do segundo segmento e que atua na Escola Municipal João Borges Barreto, em Ururaí, Rita de Cássia Bernardes, quando um aluno já sabe libra e encontra um professor que domina a língua, ele sente mais confiança, ele se entrega mais. “As aulas práticas são muito interessantes, porque aprendemos tanto em sala de aula, quanto no curso”, disse Cássia, com entusiasmo.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu explica que as aulas acontecem na secretaria, às quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, das 08h às 12h e das 13h às 17h e às sextas-feiras, das 18h às 22h. “Os interessados em fazer parte do curso podem procurar o Departamento Multiprofissional e garantir a vaga para o próximo ano”, finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/04/2026 11:19:05 Campos e dois municípios da Ompetro receberão royalties retroativos
- 04/04/2026 10:21:30 Educaré e Goytacaré vencem concurso e são os nomes dos Mascotes da Educação
- 04/04/2026 09:39:43 Assistência Social e Cidadania recebe equipe da Operação Segurança Presente
- 04/04/2026 09:05:45 Prefeitura em Ação: 25° edição acontece sábado que vem no Parque Aurora
- 04/04/2026 08:13:49 Procissão do Senhor Morto marca tradição da Sexta-feira da Paixão
Procissão do Senhor Morto marca tradição da Sexta-feira da Paixão
0404 11h19Campos e dois municípios da Ompetro receberão royalties retroativos
0404 09h39Assistência Social e Cidadania recebe equipe da Operação Segurança Presente
0404 10h21Educaré e Goytacaré vencem concurso e são os nomes dos Mascotes da Educação
0404 09h05Prefeitura em Ação: 25° edição acontece sábado que vem no Parque Aurora
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
5Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
6Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE




















