A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, na sexta-feira (26), uma reunião de alinhamento sobre a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o subcoordenador do Saeb para o Norte Fluminense, André Rangel Silva. O encontro teve como objetivo estabelecer orientações iniciais para a condução da avaliação, abordar a capacitação de aplicadores e orientar diretores das escolas. Participaram da reunião a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; a diretora pedagógica Viviane Terra; a subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira; a diretora da Comissão Própria de Avaliação, Martha Castori; e Adriana Rangel, da Comissão Municipal de Educação.
A primeira reunião serviu para estreitar laços, esclarecer dúvidas iniciais e apontar as principais necessidades logísticas e pedagógicas para a aplicação do Saeb em Campos. Tânia afirmou que uma harmonia entre a secretaria e a equipe de coordenação do Saeb é fundamental para essa parceria porque “todos nós estamos buscando os melhores resultados para a aplicação também nas provas”, ressaltando a importância desses encontros para mapear possíveis situações no momento da aplicação.
A Seduct se colocou como ponto focal para articular contatos, organização e infraestrutura entre as escolas e a coordenação regional do Saeb. Foram apresentados dados sobre os polos de aplicação na região, sendo 16 polos no Norte Fluminense e cinco desses localizados em Campos. Martha questionou sobre orientações específicas para diretores e aplicadores e André informou que, assim que houver o detalhamento dos procedimentos, será enviado um checklist para que a Seduct organize a distribuição das informações às unidades escolares.
No aspecto operacional foram discutidos manuais e materiais de apoio que ficarão sob responsabilidade da Seduct e da coordenação regional. Célia sugeriu direcionar a formação dos aplicadores para adequar a linguagem ao contexto da comunidade escolar e Martha reforçou a necessidade de um manual tanto para diretores quanto para aplicadores. André confirmou que as diretrizes estão sendo preparadas e serão repassadas e frisou regras essenciais, como a obrigatoriedade de que não permaneça ninguém da escola na sala durante a aplicação das provas. Também foi destacada a necessidade de mediadores para estudantes com necessidades especiais e a importância de manter os cadastros atualizados para garantir o suporte adequado.
O Saeb é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Educação. A avaliação em larga escala mede o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e aplica questionários contextuais para alunos, professores, diretores e famílias. Na rede municipal a avaliação abrange alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, em caráter ampliado, também contempla as séries do Ensino Médio, sendo que professores do 9º ano serão convidados a participar das aplicações de Língua Portuguesa e Matemática.
A edição de 2025 traz novidades como a transição para matrizes de referência alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação experimental de questões dissertativas, além da inclusão de questionários eletrônicos e da participação das famílias. A aplicação impressa dos testes e questionários está prevista para acontecer entre 20 e 31 de outubro de 2025. Os resultados preliminares devem ser divulgados entre 6 e 10 de julho de 2026, com possibilidade de interposição de recursos, e os resultados finais têm previsão de publicação a partir de 28 de agosto de 2026. O Saeb alimenta indicadores como o Ideb e orienta políticas públicas ao identificar necessidades por escola, permitindo decisões mais direcionadas para a melhoria do ensino.