Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária fiscaliza venda de emagrecedores
O Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Campos, está fiscalizando farmácias e drogarias da cidade, em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de retirar do mercado três medicamentos inibidores de apetite e a venda controlada da sibutramina. Não podem ser comercializados os medicamentos Anfepramona, Femproporex, e Mazindol.
De acordo com a coordenadora do setor de Farmácia da Vigilância Sanitária, Ana Cláudia Viana, os estabelecimentos que mantiverem a comercialização dos três medicamentos poderão ser interditados ou multados. Os valores da multa variam de R$ 2 mil a um R$ 1,5 milhão. Ela ressalta que, desde março de 2010, os medicamentos Anfepramona, Femproporex e Mazindol passaram a ter um controle maior de prescrição e venda no Brasil, após estudos indicarem que o uso contínuo pode aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
A resolução que restringe o uso da sibutramina não altera a indicação para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30, que não tenham registro de doenças cardiovasculares. No caso do paciente obeso, que usa a sibutramina, o médico e o paciente deverão assinar um termo de compromisso, tomando ciência dos efeitos adversos da droga.
A receita do medicamento deverá ficar retida na farmácia, para que a fiscalização da Vigilância Sanitária tenha acesso e maior controle das vendas. O documento terá assinatura do médico e do paciente, que será obrigado a apresentá-lo quando for comprar os remédios com a substância. O prazo de validade das receitas sofreu redução de 60 para 30 dias. Em caso dúvidas, os pacientes podem entrar em contato com a Visa Campos pelo telefone 2725-0475 ou através do e-mail visacampos@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa