Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária fiscaliza venda de emagrecedores
O Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Campos, está fiscalizando farmácias e drogarias da cidade, em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de retirar do mercado três medicamentos inibidores de apetite e a venda controlada da sibutramina. Não podem ser comercializados os medicamentos Anfepramona, Femproporex, e Mazindol.
De acordo com a coordenadora do setor de Farmácia da Vigilância Sanitária, Ana Cláudia Viana, os estabelecimentos que mantiverem a comercialização dos três medicamentos poderão ser interditados ou multados. Os valores da multa variam de R$ 2 mil a um R$ 1,5 milhão. Ela ressalta que, desde março de 2010, os medicamentos Anfepramona, Femproporex e Mazindol passaram a ter um controle maior de prescrição e venda no Brasil, após estudos indicarem que o uso contínuo pode aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
A resolução que restringe o uso da sibutramina não altera a indicação para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30, que não tenham registro de doenças cardiovasculares. No caso do paciente obeso, que usa a sibutramina, o médico e o paciente deverão assinar um termo de compromisso, tomando ciência dos efeitos adversos da droga.
A receita do medicamento deverá ficar retida na farmácia, para que a fiscalização da Vigilância Sanitária tenha acesso e maior controle das vendas. O documento terá assinatura do médico e do paciente, que será obrigado a apresentá-lo quando for comprar os remédios com a substância. O prazo de validade das receitas sofreu redução de 60 para 30 dias. Em caso dúvidas, os pacientes podem entrar em contato com a Visa Campos pelo telefone 2725-0475 ou através do e-mail visacampos@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 14:23:56 Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















