O grande destaque da agenda educacional em Campos nesta quinta (18) é o terceiro dia do IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais, que acontece no IFF Campos. O encontro reúne professores, orientadores e especialistas participando de oficinas de aprimoramento em inovação no ensino. A programação conta com atividades práticas que mostraram como inteligência artificial, equilíbrio digital e ferramentas de programação para transformar a sala de aula. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
Pela manhã, as atividades ocorreram no Auditório Crista Bastos do IFF e contaram com duas oficinas bastante participativas. A primeira, conduzida por Emilly Fidelix, apresentou o tema “IA na escola: Um laboratório de possibilidades”. O objetivo foi mostrar de forma acessível como a inteligência artificial pode apoiar metodologias ativas, contribuir para a personalização do ensino e oferecer novas ferramentas de aprendizagem aos professores.
Emilly, que é pesquisadora e fundadora do projeto seligaprof, compartilhou sua experiência na formação docente e destacou maneiras práticas de aplicar a tecnologia em sala de aula. Durante a oficina, os participantes puderam conhecer exemplos de uso da IA em diferentes contextos, entendendo como essas ferramentas podem ser incorporadas ao currículo de forma crítica e responsável.
Na sequência, a oficina “Desconectar para Reconectar: Tecnologia e Equilíbrio Emocional”, conduzida por Vinícius Guimarães, trouxe reflexões sobre o uso consciente das tecnologias digitais. A proposta foi discutir estratégias para reduzir a sobrecarga de estímulos, criar espaços de desconexão e trabalhar o equilíbrio socioemocional entre estudantes e professores.
Vinícius, empreendedor e especialista em soluções voltadas ao setor público, conduziu dinâmicas que estimularam a participação e o diálogo. A atividade buscou mostrar que, além do domínio das ferramentas digitais, é fundamental preservar a saúde emocional para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma mais eficaz e equilibrada.
Os temas das oficinas foram de grande importância para os professores, como destaca uma das participantes, Erika de Lourdes Rodrigues, diretora da Escola Municipal Leandro de Sousa Gomes, em Ibitióca.
“Aprender todo dia como levar inovação para sala de aula é fundamental, ainda mais para as escolas situadas em zona rural. Como os laboratórios que a secretaria tem encaminhado para as escolas, podemos usar a tecnologia no ensino de forma eficaz e essas oficinas capacitam professores a serem sempre melhores”, conta Erika.
Flávio de Souza Rodrigues, professor de Projetos de Computação da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, conta que as oficinas são úteis para ajudar a entender tanto como lidar quanto o que fazer em sala de aula com as tecnologias digitais. Para ele, “esta é uma oportunidade para entendermos como usar esses recursos da melhor maneira possível, podendo também repassar esse conhecimento para nossos alunos”.
À tarde, a programação prosseguiu na Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM) com duas sessões da oficina “O microbit e suas potencialidades em projetos educacionais”, ministrada por Fermín Tang Montané. A proposta explorou o uso do micro:bit como recurso de inovação em sala de aula, mostrando suas aplicações em programação em blocos, leitura de sensores e automação de processos simples.
Fermín, professor e pesquisador vinculado à instituições de ensino da região, destacou que a ferramenta pode ampliar a aprendizagem baseada em projetos e aproximar os estudantes de conceitos práticos de ciência, tecnologia e engenharia. A oficina reforçou o compromisso do seminário em oferecer capacitações que aliam inovação tecnológica e práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de professores mais preparados para os desafios da educação contemporânea.