Nesta semana, professores do Projeto de Computação terão a oportunidade de ampliar ainda mais suas práticas pedagógicas. Eles vão participar do IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação, evento que se integra à IV Feira de Educação, Inovação e Tecnologias. O seminário acontecerá a partir desta terça (16) e prossegue até quinta (18), no Teatro Municipal Trianon, Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
Entre as palestras previstas, a coordenadora de Educação Midiática, Natalia Sobrinho, destacou “IA na escola: Um laboratório de possibilidades”, com Emilly Fidelix, e “O micro:bit e suas potencialidades em projetos educacionais”, com o professor Fermín Alfredo Tang Montané.
Segundo ela, o Seminário será um espaço aberto, colaborativo e interativo de atualização e construção de conhecimento, promovendo o diálogo entre docentes, discentes e a comunidade acadêmica. A proposta é discutir temas relacionados à educação, tecnologias, inovação e metodologias ativas, incentivando práticas pedagógicas inovadoras que contem com o suporte das tecnologias digitais.
“Cada palestra, oficina e exposição representa um momento privilegiado de reflexão, experimentação e compartilhamento de experiências, em que a criatividade, a inovação e a cultura maker se aproximam do cotidiano escolar, fortalecendo a integração entre o pensar e o fazer”, destacou.
Ela lembrou que, ao longo de 2025, especialmente, os professores participantes do Projeto de Computação vêm trilhando um consistente caminho formativo, marcado pela reflexão sobre a incorporação da BNCC Computação no currículo escolar e pela vivência de experiências que articulam teoria e prática no uso pedagógico das tecnologias digitais.
Neste ano, foram realizados momentos de aprofundamento em temáticas centrais, como o Minicurso “Componentes Básicos de Dispositivos Computacionais (UENF)”, em 15 de agosto; o encontro on-line de maio com a Profª Dra. Márcia Elena Kniphoff da Cruz, sobre BNCC Computação: possibilidades e desafios; e a formação em março sobre Uso da Plataforma Scratch: Possibilidades e Projetos no Ensino Fundamental, conduzida pelas professoras Mychelle Mérida e Natália Sobrinho.
“Além desses encontros, os professores contam com um ambiente virtual de aprendizagem, que potencializa o acompanhamento contínuo das atividades e o acesso a materiais complementares”, disse Natália.
O professor Flávio Rodrigues, da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, é um desses educadores, que vêm recebendo capacitação e ajudando a melhorar a qualidade do ensino na rede municipal de ensino.
“O minicurso "Componentes Básicos de Dispositivos Computacionais", oferecido em parceria com a UENF, foi uma experiência extremamente enriquecedora. O conteúdo apresentado ampliou meus conhecimentos e trouxe uma base sobre o funcionamento dos principais componentes que compõem o computador. Além disso, a didática favoreceu a compreensão prática, capacitando-nos a aplicar esse aprendizado em sala de aula, dentro do Projeto de Computação. Sem dúvida, um curso de grande relevância para professores que buscam aprimorar suas práticas e levar conhecimentos atualizados aos alunos. Agora estamos ansiosos pelo Seminário”, afirmou.
Confira
AQUI a programação completa do Seminário.