Equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres e servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuam na Gerência de Proteção Social, participaram do Capacit Mulher 2025, um programa da Secretaria de Estado da Mulher que visa capacitar servidores municipais para aprimorar a rede de atendimento e defesa dos direitos das mulheres.
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Josiane Viana, explicou que a GCM foi convidada pela sua equipe a fim de fortalecer a rede de apoio à mulher. Na conclusão do curso, a equipe da subsecretaria apresentou o projeto Cartão Mulher Campista, um cartão de passagem de transporte urbano, que tem como objetivo principal viabilizar a continuidade no atendimento/acompanhamento às mulheres em situação de violência no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Mercedes Baptista), e propiciar sua ida a todo e quaisquer serviços que compõe a rede de enfrentamento a violência deste município.
Já os agentes da Guarda apresentaram a proposta de implantação da “Ronda Maria da Penha”, representando um passo importante para ampliar a atuação da instituição no enfrentamento à violência doméstica e no cuidado às mulheres que mais precisam de apoio e proteção.
A Guarda Municipal deve receber, em breve, uma viatura que deve ser usada na “Ronda Maria da Penha", que vai ter como objetivo trabalhar em conjunto com a subsecretaria de Políticas para as Mulheres e com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. O veículo vai ser adquirido por meio de emenda parlamentar da deputada federal licenciada e atual Secretária de Estado de Assistência Social, Rosangela Gomes.