A Gerência de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação e a Fundação Municipal de Esportes (FME) acabam de lançar o projeto “Criando Movimento: o cuidado com o corpo como parte essencial do fazer artesanal”. O objetivo é integrar práticas de cuidado corporal à rotina de artesãos e artesãs, uma vez que o trabalho manual, embora criativo e enriquecedor, exige esforço físico contínuo, posturas repetitivas e longas horas de dedicação — fatores que podem resultar em dores crônicas, lesões por esforço repetitivo e queda na qualidade de vida.
“O projeto tem como objetivo principal promover a valorização da saúde e do bem-estar dos participantes, oferecendo oficinas práticas que envolvem alongamentos, ergonomia, consciência corporal e atividades físicas acessíveis”, explica o gerente de Economia Solidária, Pedro Barcelos. Segundo ele, a iniciativa busca sensibilizar sobre os impactos do trabalho repetitivo, adoção de hábitos de autocuidado e fortalecimento dos vínculos entre a Economia Solidária e as políticas públicas de esporte e saúde.
Para participar, o profissional de artesanato precisa estar cadastrado na Gerência de Economia Solidária, inscrito no Mapa Cultural de Campos e preencher o formulário de inscrição (
AQUI). No ato da matrícula, os interessados deverão apresentar duas fotos 3x4, atestado médico, cópia do RG ou CNH com original para conferência, cópia do CPF quando não constar em outro documento e comprovante de residência.
Na primeira fase, o “Criando Movimento” pretende atender pelo menos 60 artesãos e implantar um grupo permanente de práticas corporais semanais, abertas à comunidade da Economia Solidária. As atividades acontecerão na Fundação Municipal de Esportes, com aulas de funcional ministradas pela professora Ana Paula, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h; e práticas de tai chi chuan com o professor Osvaldino Moreira, às sextas-feiras, das 7h às 8h30. Além das oficinas, o projeto prevê diagnóstico inicial participativo, acompanhamento contínuo e aplicação de questionários de impacto e satisfação, garantindo a avaliação constante dos resultados.
“Com este novo programa, a Prefeitura de Campos reafirma o compromisso assumido pelo prefeito Wladimir Garotinho em valorizar a cultura, fortalecer o trabalho artesanal e garantir saúde e qualidade de vida aos trabalhadores, integrando desenvolvimento econômico, esporte e bem-estar em uma política pública inovadora — comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves.
O coordenador de Esportes de Base e Alto Rendimento da FME, Estêvão Ramos, destaca a parceria para o sucesso do projeto. "A melhor forma de trabalhar é com integração. E nada mais bacana que unir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com a Fundação Municipal de Esportes em prol de um bem maior: o cuidado e a saúde dos nossos artesãos. É um compromisso firmado e que trará frutos saudáveis para a cidade de Campos”, destaca.