A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou o resultado parcial do edital do Programa Municipal de Apoio a Startups – Startup Campos. A publicação está no Diário Oficial do município desta terça-feira (2) e no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (
AQUI). A Comissão de Julgamento e Casos Omissos, instituída pela Portaria 079/2025, avaliou 103 submissões propostas e foram selecionados 16 projetos com concessão de 20 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico de R$ 2.500 mensais.
Os empreendedores do projeto que desejarem apresentar recurso ao resultado parcial devem fazê-lo na quarta (3) e quinta (4), conforme prazo estabelecido no item 8 do edital 10/2025. As inscrições encerraram no dia 25 de julho. A chamada pública visa à seleção de projetos de empreendedores com perfil inovador para participarem de programa de incubação.
O investimento total é de R$ 1.110.000, de acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto. “O objetivo é fomentar a cultura inovadora e empreendedora no município de Campos dos Goytacazes, por meio da oferta de bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico, que estimulem a criação de empresas de base tecnológica, em programas de incubação na Tec Incubadora, em parceria com a Secretaria”, disse.
Segundo o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, com foco em formar empreendedores capacitados e negócios inovadores, o Programa de Incubação se propõe em preparar os participantes para atuar no dinâmico mercado de base tecnológica, proporcionando as ferramentas e o conhecimento necessários para o crescimento sustentável e a competitividade no setor.
“A primeira fase já tinha nos surpreendido, quando mais de 100 startups queriam se instalar na nossa cidade. Isso já tinha sido uma vitória imensa dessa política pública. E tivemos muito cuidado em compor uma banca para avaliação dos projetos que tivessem colegas do CNPq, da Faperj, da Firjan e de vários ecossistemas ao redor do Brasil, de modo a fazer uma avaliação mais justa, técnica e correta possível. Nos surpreendeu muito também a qualidade dos projetos. Os que estão pré-selecionados têm nota acima de 9. Isso significa que muitas boas propostas ainda ficaram de fora, infelizmente, mesmo com o aumento do número de bolsas. É o nosso município pensando a nova matriz econômica para um futuro mais tecnológico, mais inovador”, declarou o subsecretário.
A gerente de Programas, Projetos e Parcerias da Seduct, Adriana Crespo, explicou que os selecionados ingressam na TEC, uma incubadora de empresas de base tecnológica nascida em Campos há 18 anos, a partir da união de poder público, universidades e instituições regionais.
“A divulgação do resultado final está prevista para o dia 12 de setembro. A assinatura do termo de outorga das bolsas acontecerá entre 15 e 19, e o início das atividades está previsto para o final deste mês de setembro”, afirmou Adriana.
Suporte Técnico
Durante o Programa, o proponente recebe suporte técnico por meio de consultorias/mentorias especializadas, além de treinamentos, workshops e oportunidades de networking. As atividades são estruturadas em torno de eixos essenciais para o sucesso de um negócio: Empreendedor, Mercado, Gestão, Capital e Tecnologia, visando a formação de empreendedores e negócios capazes de atuar no mercado de base tecnológica.
O Programa também oferece consultorias nas áreas jurídica, contábil, de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), com o intuito de garantir que os participantes estejam preparados para enfrentar os desafios regulatórios e operacionais do mercado.