Uma sala de formação pode mudar a rotina de uma turma. É com essa convicção que a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Departamento Pedagógico, está realizando o Alinhamento Pedagógico do mês de agosto para os professores do 1º ao 5º ano e da Educação Infantil. Trata-se da etapa presencial das Trilhas Formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)/ Fundação Getúlio Vargas (FGV), que reúne conteúdo prático e didático com o objetivo de aprimorar práticas de ensino nos anos iniciais. Os encontros estão acontecendo ao longo de toda a semana, na Universidade Estácio de Sá.
A abertura da semana contou com participação da diretora pedagógica da Secretaria, Viviane Terra, e da gerente de Ensino Fundamental, Jossana Bartolazzi. "A Seduct reforça a importância da frequência e da participação ativa nos encontros presenciais como forma de qualificação contínua. Essa é uma capacitação que oferece uma experiência de aprendizado prática e interativa; é um processo formativo essencial para o fortalecimento do nosso trabalho coletivo e da qualidade da educação pública municipal", disse Viviane.
A proposta conecta teoria e exercício em sala, favorecendo a atualização de docentes e a melhoria do ensino nas séries iniciais. De acordo com a coordenadora de Educação Infantil, Sirley Artiles, a certificação será emitida pela Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM).
"Estamos promovendo a formação e, também, o encontro de alinhamento da Educação Infantil, com os professores do P2, P1, G3, G2 e G1. E esse mês nós estamos com a parceria com a Animação Cultural junto com a gente, promovendo contação de história e diversas oficinas", explicou Sirley.
O módulo voltado aos professores do 3º ano foi iniciado semana passada e contou com aulas na Universidade Estácio de Sá. A formação, conduzida por Graziele da Silva Nunes Reis tem carga de 32 horas e prevê atividades presenciais distribuídas em encontros que combinam exposição dialogada e oficinas práticas, voltadas para a aplicação imediata em sala de aula.
A formação destinada aos docentes do 4º ano tem carga de 32 horas. As aulas ocorreram no mesmo prédio da Estácio e foram ministradas por Carla Rose Barros Figueiredo e Joelma Benvindo de Barros. O foco deste módulo é fortalecer o planejamento didático e o uso de recursos pedagógicos alinhados às diretrizes das Trilhas Formativas.
A programação prosseguiu na sexta-feira (15), com o curso para professores do 5º ano, igualmente de 32 horas, no mesmo local. A facilitadora Edilane Silva dos Santos Costa conduziu os encontros, que visam articular conteúdos interdisciplinares e estratégias avaliativas para o final do ciclo de alfabetização, promovendo maior coerência entre os anos iniciais e o prosseguimento do ensino fundamental.
Antes desses três módulos, já tiveram início as turmas dos 2º e 1º anos. A formação para professores do 2º ano começou na terça (12), com as facilitadoras Paula Gomes de Souza, Samara Costa Pereira e Sissi Elisabeth Mancini Moll, oferecendo direcionamentos pedagógicos específicos para essa etapa da alfabetização e das práticas de sala de aula.
O curso destinado aos docentes do 1º ano teve início na segunda (11) e contou com a participação de Débora Chagas de Sales, Carmen Bianchi dos Guaranys, Kátia Vargas Simões e Rose Maria Rangel Rosa como palestrantes e orientadoras.
A Coordenação de Animação Cultural está participando ativamente das capacitações, oferecendo oficinas, como de Expressão Corporal, com Edeilson Fernandes; de Desenho como linguagem na infância, com o chefe de Artes Plásticas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Kevin Arêas; de Contação de histórias, com Eliana Carneiro e Rosângela Queiroz; de Animabrinca, com Bia Rangel e Cida Melo; e de Musicalização, com Raquel Magro, chefe de música da FCJOL.