Gestores, professores e demais profissionais da educação da Região 8 da rede municipal de Campos participarão, na próxima quarta-feira (18), do Seminário de Educação Inclusiva com o tema “Práticas Pedagógicas e Planejamento para a Inclusão”. O encontro acontecerá das 8h às 17h, na Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, localizada em Dores de Macabu. A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Educação Especial Inclusiva, com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). As inscrições devem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (
PAE).
O seminário tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais da educação, oferecendo subsídios para o enfrentamento dos desafios diários no processo de inclusão escolar. A programação inclui painéis e oficinas com temas como estratégias de ensino inclusivo, adaptação curricular, vínculo afetivo com os alunos, preenchimento do Plano Educacional Individualizado (PEI), papel do cuidador na rotina escolar e o uso da mediação como ferramenta de apoio à inclusão. Haverá ainda uma roda de conversa sobre os principais desafios e possibilidades no contexto da inclusão.
Segundo Raquel Linhares, coordenadora da Educação Especial Inclusiva da secretaria, a proposta vai além da técnica e busca provocar uma transformação cultural dentro das escolas. “Discutir práticas pedagógicas inclusivas significa promover metodologias que respeitem ritmos, estilos de aprendizagem e necessidades específicas dos alunos. O planejamento pedagógico com foco na inclusão é fundamental para garantir a participação plena de todos. Esse seminário é um espaço para refletir, dialogar e construir estratégias que tornem a escola um ambiente verdadeiramente acolhedor e equitativo”, destacou.
A diretora da escola anfitriã, Sônia Maria Sardinha, reforça a importância de envolver toda a equipe escolar nesse processo. “A realização do seminário em nossa unidade é de extrema relevância. É por meio da capacitação que conseguimos construir um ambiente de aprendizagem justo, em que todos os alunos se sintam valorizados e tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver”, afirmou, também destacando o papel da sala de recursos da escola, que oferece atendimento especializado e contribui diretamente para a qualidade da inclusão no ensino municipal.
Diego Santos, articulador da política de Educação para a Diversidade e Educação Quilombola da Seduct, explica que o seminário é mais um passo no fortalecimento de políticas públicas voltadas à diversidade.
“Acreditamos na construção da política pública de baixo para cima. O diálogo das demandas dos territórios educacionais com as linhas de ação das políticas educacionais contribui na construção de estratégias cada vez mais adaptadas à realidade das escolas, sobretudo quando essas escolas não próximas à sede administrativa. As nossas motivações mais particulares e individuais também se refletem em necessidades coletivas na medida em que nossa experiência também se forma num mesmo contexto histórico e cultural. Por isso, a necessidade de uma escola também se refletir em necessidades de um território comum, sem se perder na sua singularidade e especificidade”, declarou Diego.
Participam do seminário profissionais das seguintes unidades escolares: E.M. Raymundo Soares Filho, E.M. Manoel Corêa Gonçalves, E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade, E.M. Professor Paulo Freire e C.E. Nilo Fernandes Pereira.
A expectativa é de que o evento contribua diretamente para o avanço das práticas inclusivas no cotidiano das escolas e para a consolidação de uma educação pública de qualidade, acessível e comprometida com a diversidade.