A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira (9), a vacinação contra a dengue para crianças de 10 anos, mas a procura foi bem aquém do esperado, com apenas 48 doses aplicadas. O assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro, destaca a necessidade de os pais levarem seus filhos aos postos de vacinação, que têm horários alternativos e estão disponíveis até nos finais de semana e feriados. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal antes que o vírus comece a circular mais intensamente.
De acordo com Leonardo, espera-se que, com o passar das semanas, mais crianças sejam vacinadas. Ele reforça que a imunização é importante para evitar o aumento de casos graves da doença, internações e óbitos. “A população só deixa para procurar os postos de vacinação quando a doença já está instalada, o que é um erro. O município tem a oferta da vacina, então fazemos um apelo para que os pais compareçam com seus filhos aos postos o mais breve possível”, orientou.
Sabendo bem da importância da imunização, a autônoma Jossiane Batista, 38, levou a filha Vitória, 10 anos, para receber sua primeira dose contra a dengue. “A vacinação é de extrema importância para proteger as crianças contra doenças graves, como a dengue. Minha mãe já teve dengue e sabemos o quanto a doença é desgastante fisicamente. É um alívio que a população tenha acesso à essa vacina”, disse ela, que também aproveitou para garantir sua proteção contra a influenza (gripe).
VACINAÇÃO – Assim que a vacinação for avançando conforme a adesão do público-alvo e novos lotes forem chegando ao município, outros grupos serão convocados até chegar aos 14 anos. A vacina contra a dengue é segura, eficaz e protege contra os quatro sorotipos, evitando formas graves da doença, internações e óbitos. A eficácia chega a 90% para hospitalização e 80% para não pegar dengue. Para receber a vacina, basta comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Quem está com diagnóstico positivo ou teve dengue recentemente deve aguardar seis meses para tomar a vacina e quem está com sintomas da doença também não deve tomar o imunizante. Outra orientação é que a vacina é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras.
CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO
Segunda a sexta, das 8h às 20h
Sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h
Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal
LOCAIS DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA (Horário: 8h às 16h)
CLÍNICA DA CRIANÇA
- UBS Baleeira
- UBSF Aldeia
- UBSF Carvão
- UBSF Custodópolis
- UBSF Dores de Macabu
- UBSF Eldorado
- UBSF Félix Miranda
- UBSF IPS
- UBSF Jamil Ábido
- UBSF Lagamar
- UBSF Lagoa de Cima
- UBSF Morro do Coco
- UBSF Parque Imperial
- UBSF Patronato São José
- UBSF Penha
- UBSF Poço Gordo
- UBSF Ponta da Lama
- UBSF Quilombo
- UBSF Rio Branco
- UBSF Santa Cruz
- UBSF Santa Maria
- UBSF Santo Amaro
- UBSF Saturnino Braga
- UBSF Sentinela do Imbé
- UBSF Tócos
- UBSF Turfe Clube
- UBSF Venda Nova
- UBSF Vila Nova