A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, mais uma vez, estará no Prefeitura em Ação, que chega à 17ª edição neste sábado (24), em Goitacazes. Com o apoio das suas subsecretarias e departamentos, a pasta levará importantes serviços da Assistência Social, das 9h às 13h, na Escola Municipal Manoel Coelho.
A pasta levará para a população atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e informações sobre o Cadastro Único. Por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres serão ofertadas orientações jurídicas e assistência social. Para as mulheres que foram vítimas de violência doméstica, as equipes vão viabilizar o agendamento de atendimento e acompanhamento psicológico.
A Subsecretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária será mais um órgão que disponibilizará serviços. A população vai contar com atendimentos jurídicos na área de Direito de Família, como divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos, modificação de registro civil, registro de filhos, interdições, entre outros. Também estarão disponíveis para a população participante os serviços da área administrativa do Direito Previdenciário (INSS), entre eles a aposentadoria, auxílio doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Em parceria com o Departamento de Programas e Projetos (DPP) da SMDHS, a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vão ofertar esmaltação de unhas, design de sobrancelhas e corte de cabelo. Os idosos contarão com massoterapia e terão a oportunidade de emitir a caderneta do idoso.
“Temos como premissa de governo, por meio da nossa secretaria, estar cada vez mais perto da população. Essa iniciativa se torna ainda mais importante quando falamos da população que vive em situação de vulnerabilidade social. Já realizamos diversas ações e ofertamos serviços ao distrito de Goitacazes e região, por meio do CRAS, e estaremos no Prefeitura em Ação reafirmando o lema do prefeito Wladimir Garotinho, que é cuidar de pessoas”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTÁ PRESENTE EM GOITACAZES
Além do Prefeitura em Ação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social está presente no distrito de Goitacazes, bairro e localidades daquela região com atuação dentro da Política de Assistência Social. Nesta semana, a pasta inaugurou um polo do Café do Trabalhador na Praça São Gonçalo, que vai oferecer café da manhã das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira. Além disso, são realizadas ações como Mutirão de Atualização do CadÚnico, Justiça Itinerante e edições do Social + Perto para atender a população residente.
De acordo com o Relatório Técnico elaborado pela Vigilância Socioassistencial da SMDHS, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes possui 10.395 famílias e 24.622 pessoas no Sistema Cadastro Único, com base nos dados de fevereiro de 2025. Ainda segundo o Relatório Técnico, que elaborou um perfil dos moradores do distrito, em Goitacazes, de acordo com o número de famílias inseridas no CadÚnico, predomina-se o sexo feminino, representando 60% dos moradores. A faixa etária está entre 0 a 17 anos, com 36% do público, além da população de 18 a 39 anos com 29%. Os dados indicam ainda que 61% das famílias estavam em situação de pobreza, cuja renda é de até R$ 218.
O quantitativo de beneficiários do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família” e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) referente às pessoas idosas e pessoas com deficiência da localidade de Goitacazes também foi registrado no Relatório. De acordo com os dados, são 5.633 beneficiários do Bolsa Família, 253 com o BPC Pessoa Idosa, além de 300 com o BPC Pessoa com Deficiência.