A Subsecretaria de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas, lançou, nessa quarta-feira (14), o Projeto Humaniza Seduct. Trata-se de uma iniciativa voltada à valorização e ao cuidado com os servidores da sede da Secretaria, inicialmente.
Com foco na promoção da saúde mental, da alimentação equilibrada e da comunicação eficaz, o projeto oferecerá oficinas e orientações especializadas que contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho, segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres. A programação inclui oficinas de fonoaudiologia, nutrição e educação emocional, com datas já definidas para os meses de maio e junho, a partir do dia 20 de maio.
“A proposta é promover hábitos saudáveis, prevenir doenças e fortalecer o equilíbrio emocional dos profissionais da educação. A iniciativa busca ampliar o olhar sobre a importância da saúde integral no serviço público, criando um espaço de escuta, acolhimento e orientação contínua, que incentive a leveza e o equilíbrio nas rotinas dos profissionais da educação”, disse Marcelo.
De acordo com a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, inicialmente, o Humaniza Seduct está estruturado para atender os servidores da sede do órgão e dos prédios anexos, como Almoxarifado e Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), por exemplo. A partir da experiência e da avaliação dos resultados, será considerada a expansão gradual do projeto para as demais unidades da rede municipal de ensino.
Com início em maio de 2025, o projeto será ofertado nas manhãs de terças e quartas-feiras, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (22) 98131-0302. As atividades não configuram consultas clínicas, e cada servidor poderá realizar apenas um agendamento por categoria de serviço.
"Cuidar de quem cuida é um compromisso que reafirmamos com o lançamento do Humaniza Seduct. Sabemos que a saúde emocional, a boa alimentação e a comunicação saudável impactam diretamente no clima organizacional e na produtividade. Esse projeto é um convite ao autocuidado e ao fortalecimento do bem-estar no ambiente de trabalho", destacou a subsecretária.